Escola de Formação e Criação do Ceará

zeca-ferreira_capa-site

Zeca Ferreira ministra curso de cinema documental voltado para música no Porto Iracema

zeca ferreira director
O diretor Zeca Ferreira. Foto: Divulgação.

Curso gratuito, que acontece nos dias 12 e 13 deste mês, abordará filmagem em temática musical com base na experiência do diretor

Na quarta e quinta-feira da próxima semana, dias 12 e 13 de dezembro, o diretor, roteirista e produtor Zeca Ferreira ministrará, no Auditório do Porto Iracema das Artes, o curso “Filmar Música – alguns apontamentos”, que versará sobre o cinema documental voltado para a música. Serão apresentadas obras de diretores como Leon Hirszman, Nelson Pereira dos Santos, Fernando Faro, Sérgio de Oliveira, Joel Pizzini, além das do próprio Zeca Ferreira. As inscrições para a formação, gratuita e aberta ao público, serão realizadas por ordem de chegada na recepção da Escola, às 13h do dia 12.

Na ocasião, Zeca propõe uma reflexão em cinema documental voltado para a música a partir de sua experiência pessoal e de algumas obras de referência. Vale lembrar que o documentário de temática musical compõe parte expressiva da produção brasileira contemporânea, estabelecendo mesmo um caminho próprio que o distancia diuturnamente do status de sub-produto da indústria fonográfica por suas abordagens temáticas e propostas estéticas cada vez mais diversas.

Sobre o artista

Diretor, roteirista e produtor, Zeca Ferreira é formado em história pela Unicamp e possui mestrado em cinema pela USP. Nos últimos 15 anos, trabalhou nas áreas de direção e produção de cinema e televisão. Dirigiu ainda os premiados curtas-metragens “Aldeia” (2012), “Entre o traço e a luz” (2016) e “Ilha das crianças” (2016), além do documentário de longa-metragem para televisão “Ensaio sobre o silêncio” (2013, Canal Brasil). Estreia como diretor com dois filmes em 2009: o curta-metragem “Áurea”, vencedor de 25 prêmios e exibido em mais de 50 festivais em diversos países; e “Terreiro Grande” documentário de média-metragem, exibido no festival de Viña del Mar, no Chile.

Seu trabalho em cinema começa no início dos anos 2000, como assistente de direção e produção no documentário em duas partes “Raízes do Brasil – uma cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda”, dirigido por Nelson Pereira dos Santos. Além de Nelson, faz assistência de direção para outros diretores importantes como Hugo Carvana (“Casa da Mãe Joana”), Miguel Farias Jr. (“Chico – o tempo e o artista”), José Mariani (“Um longo amanhecer”) e “Maria da Conceição Tavares” – em produção), entre outros.

Serviço

O que: “Zeca Ferreira ministra curso de cinema documental voltado para música no Porto Iracema”

Quando: 12 e 13 de dezembro, das 14h às 18h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público*

* Inscrições às 13h do dia 12, por ordem de chegada na recepção da Escola

 

Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro

Publicado em 04/12/2018