Escola de Formação e Criação do Ceará

um-corpo-em-estado-de-demolicao

Um Corpo em Estado de Demolição: Um Percurso Poético a Partir do Edifício São Pedro

Resumo: O projeto tem como ponto de partida a trajetória do Edifício São Pedro (CE) e as relações suscitadas por ele, propondo a construção coletiva de uma dramaturgia norteada por aquilo que seria um “corpo em estado de demolição”. Falar desse corpo é debater sobre diversas formas de DEMOLIR, RESISTIR, ZERAR, TRANSFORMAR e INTERVIR nos procedimentos da cidade e dos nossos próprios corpos. Com essa pesquisa desejamos fomentar diferentes modos de pensar, reagir e acionar esses verbos de ação nos corpos e, principalmente, descobrir múltiplos procedimentos para construção da cena a partir do hibridismo de linguagens artísticas.

Tutor: Emílio García Wehbi nasceu em Buenos Aires, em 1964. É um artista interdisciplinar que trabalha na interseção de linguagens cênicas. Desde 1989 – ano em que funda  “O Periférico de Objetos” – até o momento, tem se destacado em suas atividades como diretor de teatro, performer, ator, artista plástico e professor. Seus espetáculos, óperas, instalações e intervenções urbanas foram apresentados nos principais palcos, festivais e cidades de Argentina, Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, México, EUA, Canadá, Portugal, Espanha, Irlanda, Escócia, França, Suíça, Holanda, Bélgica, Áustria, Alemanha, Polônia, Itália, Suécia, Austrália e Japão.

Sua poética tenta confrontar as categorias estéticas estabelecidas, hibridizando disciplinas para que o conjunto da linguagem não caiba em qualquer definição. Sua pesquisa formal visa estabelecer sempre uma dialética com o público, considerando-o parte ativa da obra. Trabalha a partir de estratégias formais que incluam conceitos como obsceno (que está fora da cena), a crise, o acidente, a provocação, a instabilidade, o extraordinário (o que se afasta da ordem), a memória, a morte e a violência.

Artistas pesquisadores:  Bruna Pessoa Lima, Clara Monteiro Brito, Wescly Oliveira Silva, Aristides de Oliveira Ferreira Neto, Jéssica Teixeira e Débora Ingrid, do grupo Comedores de Abacaxi S/A.