Último encontro semestral do projeto “Ouvindo Letras” discute obra de Gilberto Gil no Tropicalismo

 

A atividade, que acontece na quarta-feira (26), no Porto, tem como proposta abordar o legado trazido pelo artista ao Tropicalismo

“O Tropicalismo segundo Gilberto Gil – examinando a folia da geleia geral brasileira” será o tema do último encontro do semestre do projeto “Ouvindo Letras” nesta quarta-feira (26). O projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) acontece em parceria com o Porto Iracema das Artes por meio do Laboratório de Música. A reunião terá contextualização biográfica feita pelo discente Miguel Maia e debate mediado pelo professor Nelson Costa, coordenador do programa. Atividade tem início às 19h, na Sala A5, é gratuita e aberta ao público.

O encontro acontece no dia de aniversário de Gilberto Gil e tem como proposta discutir o papel e significado da obra do artista no Tropicalismo. Junto a Caetano Veloso, os dois estiveram à frente do movimento, escrevendo clássicos como Divino Maravilhoso (1969) e Panis et Circenses (1968). Durante o evento será sorteado o livro “O Charme dessa Nação – música popular, discurso e sociedade brasileira”, organizado pelo professor Nelson Costa.

Sobre Nelson Costa

Nelson Costa é licenciado em Letras – Língua Francesa, especialista em Ensino de Português e Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem doutorado em Linguística Aplicada pela PUC de São Paulo e Pós-Doutorado na Universidade de Paris XII. É artista plástico e professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC onde lidera o grupo de pesquisa Discurso, Cotidiano e Práticas Culturais (Grupo Discuta) e pesquisa sobre música popular brasileira desde 2001. Publicou dois livros sobre o tema: “Música Popular, Linguagem e Sociedade” e “O Charme dessa Nação: música popular, discurso e sociedade brasileira”, além de vários artigos sobre Chico Buarque, Milton Nascimento, Movimento Armorial, Tropicalismo, Bossa Nova, Belchior, Ednardo, Fagner, música para crianças, entre outros.

SERVIÇO

O que: Último encontro do semestre do projeto “Ouvindo Letras” discute obra de Gilberto Gil no Tropicalismo
Quando: Quarta-feira, 26 de junho de 2019, às 19h
Onde: Sala A5 do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em: 25/06/2019