Escola de Formação e Criação do Ceará

Beirada_Foto Té Pinheiro1

Trabalhos apresentados na mostra Mova-se participam do XIII Festival de Teatro de Fortaleza

beirada foto te pinheiro1

Projeto “Beirada” (Foto: Té Pinheiro)

Os projetos escolhidos dialogam com o eixo temático do evento: “O Teatro e a Cidade: Diálogos da Cena”

“Eaí, População?”, “EN-TRE MUROS” e “Beirada”, composições e criações artísticas do Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes, participarão do XIII Festival de Teatro de Fortaleza. O evento, que acontece de 12 a 19 de dezembro em equipamentos teatrais e culturais da Capital, selecionou os três projetos de alunos do curso por meio de edital.

Apresentados na oitava edição da mostra Mova-se, em julho deste ano, os trabalhos tratam sobre a relação do homem com o espaço humano e dialogam com o eixo temático do Festival: “O Teatro e a Cidade: Diálogos da Cena”.

“Eai, População!?” será apresentado no dia 29 de outubro, às 15h, no Cuca Mondubim; em 31 de outubro e 12 de novembro, às 14h, na Vila das Artes. Já o projeto “EN-TRE MUROS” será vivenciado no dia 30 de outubro, às 18h, no Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ); em 15 de novembro, a partir das 15h, em local ainda a ser definido pela produção do festival; e no dia 19 de novembro, às 15h30, no Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Por fim, a composição artística “Beirada” será apresentada nos dias 5 e 21 de de novembro, às 18h, no encontro das ruas Dom Manuel, Monsenhor Tabosa e Leste-Oeste.
O acesso às atividades é gratuito e aberto a todos os interessados.

Sinopse dos projetos

“Eaí, População?”
A partir de procedimentos em composição em tempo real com os espaços físicos, os intérpretes se perceberam provocados a irem ao encontro dos espaços públicos que lhe são negados, às praças, esquinas e centros de cultura, vivenciando o direito à cidade. Tais espaços se tornam negados a partir do momento em que os mesmos começam a se configurar com característica de privatização, seleção.

“Beirada”
Ações que põem em visibilidade questões que envolvem as mulheres e o espaço urbano. Estado de permanecer. Estar à beira de. Como agir para transformar o que é imposto pela rua sobre nós, mulheres.

“EN-TRE MUROS”
Os processos de construção de muros e grades – estruturas disciplinadoras – em torno de espaços públicos são cada vez mais recorrentes diante de uma série de motivações, sejam elas sociais, políticas, de segurança ou até mesmo arquitetônica. Os corpos-espaços, que percorrem, atravessam e/ou perpassam esses locais, podem ou não ser, de alguma forma, afetados com essas estratégias de poder, trazendo “estabilidade” espacial e temporal. Em contrapartida, esses corpos-espaços irão, constantemente, utilizar-se de táticas que subvertem a ordem do que foi estabelecido pelas estruturas disciplinadoras.

Sobre o CTD
O Curso Técnico em Dança foi criado em 2005, com o foco no intérprete-criador interessado na profissionalização em dança. O curso possui carga horária de 1.316 horas, distribuídas em aproximadamente dois anos de formação.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Espetáculos apresentados na mostra Mova-se participam do XIII Festival de Teatro de Fortaleza
Quando: Dias 29, 30 e 31 de outubro; dias 05, 12, 15, 19 e 21 de novembro

> Terça-feira, 29 de outubro
“Eai, População!?”
15h > Cuca Mondubim (Rua Marlúcia, s/n – Mondubim) > Gratuito

> Quarta-feira, 30 de outubro
“EN-TRE MUROS”
18h > Centro Cultural Grande Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400 – Granja Lisboa) > Gratuito

> Quinta-feira, 31 de outubro
“Eai, População!?”
14h > Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro) > Gratuito

>Terça-feira, 5 de novembro
“Beirada”
18h > Cruzamento em frente à entrada principal do Instituto Dragão do Mar > Gratuito

14h > Vila das Artes > Gratuito

> Sexta-feira, 15 de novembro
“EN-TRE MUROS”
15h > Local a ser definido pela produção do festival > Gratuito

> Terça-feira, 19 de novembro
“EN-TRE MUROS”
15h30 > Instituto Federal do Ceará (Av. Treze de Maio, 2081 – Benfica) > Gratuito

> Quinta-feira, 21 de novembro
“Beirada”
18h > cruzamento em frente a entrada principal do Instituto Dragão do Mar > Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 29/10/2019