Tocata Livre

Resumo: Da união de um músico prodígio e um virtuoso com um mestre veterano, nasce o Trio Herluno ― Nonato Lima (acordeon), Hermano Bezerra (baixo) e Luizinho Duarte (bateria). Projeto autoral, com base em composições assinadas por Nonato e Luizinho,  Tocata Livre pretende unir virtuosidade e vivacidade instrumental, livrando-se de convenções para alçar o voo livre da improvisação. Com duas gerações de instrumentistas reconhecidos, mergulha em ritmos brasileiros (forró, baião, choro) e universais (valsa, tango, flamenco) com arranjos ousados e espaço também para releituras de autores consagrados.

Tutor: Jorge Helder

Contrabaixista e compositor cearense, começou seus estudos aos 9 anos, tendo como professores seu pai (bandolim) e sua tia (violão). Ainda morando em Fortaleza, aos 16 anos, entra para o grupo musical do colégio. Nesse mesmo período teve a oportunidade de acompanhar diversos artistas cearenses, como Teti e Rodger, Calé Alencar e Mona Gadelha, entre outros. Em 1982, ao concluir o segundo grau, muda-se para Brasília e ingressa na Escola de Música de Brasília (EMB), onde estudou contrabaixo acústico erudito. No período em que morou no Distrito Federal, acompanhou Rosa Passos, Cassia Eller, Zélia Duncan, Marco Pereira e muitos outros grandes músicos locais. Mais tarde produziria o primeiro disco de Cássia Eller. Em 1986 muda-se para o Rio de Janeiro para acompanhar Sandra de Sá e Marcos Valle, continuando estudos de contrabaixo erudito com o mestre Sandrino Santoro. A partir daí, atua em shows e discos de artistas como Maria Bethânia, Nana Caymmi, Gal Costa, Edu Lobo, Francis Hime, Adriana Calcanhoto e Chico Buarque, de quem se tornou parceiro.

Artistas pesquisadores: Raimundo Nonato de Lima Neto, Luís Hermano Cavalcante Bezerra e Luiz Duarte do Nascimento, integrantes do Trio Herluno.