Terceira sessão do Cena Cineclube exibe o filme “Vocês, os Vivos”, de Roy Andersson

Antes do longa, o cineclube exibe o terceiro episódio da série Decálogo, de Krzysztof Kieslowski

O longa-metragem “Vocês, os Vivos”, do cineasta sueco Roy Andersson, e o terceiro episódio da série Decálogo, “Guardarás Domingos e Festas Sagradas”, são as obras escolhidas para a próxima sessão do Cena Cineclube, que acontece quinzenalmente às terças-feiras, no Centro de Narrativas Audiovisuais (Cena 15) do Porto. As exibições iniciam a partir das 18h e são gratuitas.

O filme será debatido com a diretora, performer e atriz cearense Andréia Pires, seguindo a proposta do projeto de trazer cineastas mulheres para programar as sessões com filmes que tenham relevância em suas vidas.

A série Decálogo, que consagrou internacionalmente o diretor Krzysztof Kieslowski, é um conjunto de filmes inspirados nos dez mandamentos e foi realizada para a televisão polonesa em 1989. O terceiro episódio conta a história de Ewa, uma mulher angustiada que, após o desaparecimento do marido, procura um antigo amante para ajudá-la na busca.

“Vocês, os vivos”

Segundo filme da Trilogia do Ser Humano, “Vocês, Os Vivos” é composto por 57 vinhetas filmadas com a câmera estática, que abordam as conquistas e misérias, alegrias e sofrimentos, autoconfiança e ansiedade humanas. Os personagens trazem em comum um aspecto solitário, mesmo quando estão cercados por outras pessoas. É uma trágica comédia ou uma cômica tragédia sobre nós mesmos. A narrativa se passa em Estocolmo, mas poderia ser em qualquer outro lugar ou época.

Sobre a programadora 

Andréia Pires pesquisa dramaturgias e composição da cena no âmbito do teatro, da dança e do cinema. É mestranda em Artes, graduada em Artes Cênicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (2009), formada pelo Curso Técnico em Dança, do Centro Cultural Dragão do Mar/ SESC-Senac (2010). Atuou como professora do Curso Técnico em Dança em 2014 e também como professora substituta dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará de 2013 a 2015. Dirigiu os espetáculos: “Alegria, Alegria” (2013.2014) – Espetáculo de conclusão do segundo ano da Escola Pública de Dança da Vila das Artes; “Encanta o meu jardim” (2014) com Rosa Primo; “VAGABUNDOS” (2014); “8 MILHÕES DE HABITANTES” (2014). Atuou em curtas como “Fui à Guerra e não te chamei” (2010), “Dias em Cuba” (2011) e O Homem do Pântano (2012), dirigidos por Leonardo Mouramateus.

Serviço:
O quê: Terceira sessão do Cena Cineclube com exibição do longa “Vocês, os Vivos” e do 3º episódio da série Decálogo, “Guardarás Domingos e Festas Sagradas”
Quando: Terça-feira, 7 de novembro, às 18h