Escola de Formação e Criação do Ceará

anatomia-do-filme_o-ceu-de-suely_capa-site

Terceira live do ciclo “Anatomia do Filme” traz cineasta Karim Aïnouz para analisar seu longa “O Céu de Suely”

anatomia do filme o ceu de suely capa site

Este será o último debate do ciclo virtual, que trouxe tutores do Laboratório de Cinema para analisar algumas de suas principais produções

Diretor de filmes reconhecidos nacional e internacionalmente, Karim Aïnouz estará ao vivo no Canal do YouTube e no Facebook do Porto Iracema para uma análise de seu filme, “O Céu de Suely” (2006). O bate-papo, que acontecerá na próxima quinta-feira (11), a partir das 17h, será o terceiro e último do ciclo “Tutores do lab Cinema”, que trouxe tutores Laboratório de Cinema da Escola para uma dissecação de seus principais longas-metragens. O evento será mediado pelo roteirista Yuri Peixoto.

Além de comentar sua trajetória e produções, o cineasta apresentará detalhes da construção a estrutura dramatúrgica da obra. O drama acompanha a história de Hermila, nascida e criada em uma pequena cidade do nordeste brasileiro, e que grávida, tenta a vida em São Paulo com o namorado. Entre idas, vindas e sonhos fustigados, ela adota o pseudônimo de Suely e resolve rifar o próprio corpo entre os homens da cidade. Em 2015, o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, além de conquistar 19 prêmios nacionais e internacionais. Confira o trailer:

O “Anatomia do Filme” é um projeto promovido pelo Centro de Narrativas Audiovisuais do Escola (CENA 15), que convida diretores para uma ‘dissecação’ de filmes significativos em suas carreiras. Os dois últimos bate-papos trouxeram os cineastas Sérgio Machado, que analisou o filme “Cidade Baixa” (2005), com mediação da roteirista Luciana Vieira (confira AQUI) e Armando Praça que falou sobre seu primeiro longa, “Greta” (2019). A mediação foi feita roteirista Camila Chaves (AQUI).

Sobre Karim Aïnouz

karim ainouz foto de alan sousa
Foto: Alan Sousa

Natural de Fortaleza e radicado em Berlim, é diretor de cinema e artista visual. Seu longa-metragem “Praia do Futuro” (2014) estreou mundialmente na Competição Oficial do 64° Festival de Berlim e seu primeiro longa-metragem, “Madame Satã” (2002), estreou na mostra Un Certain Regard do Festival de Cinema de Cannes. Seus longas seguintes, “O Céu de Suely” (2006) e “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo” (co-dirigido com Marcelo Gomes, 2009) estrearam no Festival de Veneza. Seu mais recente documentário, “Aeroporto Central” (2018), teve sua estreia no Festival de Berlim, onde recebeu o Prêmio Anistia Internacional. Em 2019, “A Vida Invisível” ganhou o prêmio de melhor filme da Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes e disputou a corrida por uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Sobre Yuri Peixoto

yuri peixoto foto de alan sousa
Foto: Alan Sousa

Roteirista natural de Fortaleza, graduado em Cinema pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrou por duas edições a equipe de curadoria do Festival de Cinema de São Miguel do Gostoso (RN) e de uma do Circuito Penedo de Cinema (AL). Realizou três curtas-metragens como roteirista/diretor e desenvolve atualmente seu primeiro roteiro de longa-metragem a ser produzido pela produtora RT Features, o melodrama cearense “Campo Amor Rocha”, com o qual foi selecionado para o Laboratório CENA 15/Porto Iracema das Artes 2018. sob a tutoria de Karim Aïnouz, Sérgio Machado e Nina Kopko, também selecionado para a Incubadora Paradiso de Roteiros do Instituto Olga Rabinovich em 2019 e para o Laboratório SESC/SENAC Novas Histórias e para o BAL-LAB do Festival Biarritz Amérique Latine.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: “Terceira live do ciclo “Anatomia do Filme” traz o cineasta Karim Aïnouz para analisar seu longa “O Céu de Suely”
Quando: 11 de junho, a partir das 17h
Onde assistir: Canal do YouTube e Facebook do Porto Iracema das Artes

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Rafaela Leite
Publicado em 05/06/2020