Escola de Formação e Criação do Ceará

nossos-mortos_capa-site

Teatro Máquina estreia temporada de “Nossos Mortos” em São Paulo

nossos mortos capa site

Espetáculo foi desenvolvido na última edição do Laboratório de Teatro do Porto. Apresentações iniciam na próxima sexta-feira, 6

Neste mês de abril, a cidade de São Paulo recebe a primeira temporada nacional do novo espetáculo do grupo Teatro Máquina, “Nossos Mortos”, desenvolvido no ano passado dentro do Laboratório de Teatro do Porto Iracema das Artes. As apresentações começam a partir desta sexta-feira, dia 6, no Teatro do Sesc Pompeia, e seguem no sábado (7) e no domingo (8), repetindo-se no fim de semana seguinte, dias 13, 14 e 15.

Com direção de Fran Teixeira, a tragédia “Nossos Mortos” relaciona o massacre do Sítio Caldeirão de Santa Cruz do Deserto e o mito de Antígona, em um olhar voltado para o desenterrar de inúmeras histórias brasileiras que ainda precisam ser contadas, assim como precisam ser devidamente sepultados os corpos abandonados de seu povo. O espetáculo é focado no corpo-voz das atrizes Ana Luíza Rios e Loreta Dialla, explorando a fala, o canto e a sonoridade, a partir de uma pesquisa de sons fúnebres do sertão.

O processo de pesquisa que resultou em “Nossos Mortos” inicia ainda em 2015, com o projeto “Sete Estrelas do Grande Carro”, contemplado pelo edital “Rumos Itaú” daquele ano, que permitiu ao grupo realizar uma viagem de 28 dias por três regiões do semiárido nordestino. Em 2017, o coletivo é selecionado para a 5º edição do Laboratório de Teatro do Porto e dá continuidade ao trabalho, sob tutoria de Tânia Farias. Durante a construção do processo, o grupo contou também com a direção musical de Consiglia Latorre e a participação dos músicos Ayrton Pessoa e Di Freitas, multi-instrumentista e luthier, que apresentou a grande referência musical para o projeto, o Cantares D’alma.

Teatro Máquina

A companhia está em atividade em Fortaleza desde 2003. Em 15 anos de trabalho completados em 2018, o Teatro Máquina preza por desenvolver processos criativos intensos. Em seu trabalho tem encontrado princípios de criação que se orientam por objetos de investigação escolhidos a partir do entendimento do teatro como lugar de encontro e de invenção de realidades.

A linguagem teatral é o principal motor investigativo do grupo, com base nas dimensões da pesquisa e do processo colaborativo que funciona ativamente na Casa da Esquina, um palco de diversas atividades formativas e de agitação cultural, bem como da criação de espetáculos.

Em 2018, além da estreia de Nossos Mortos, o Teatro Máquina vai circular por quatro capitais da Região Norte com o espetáculo de 2014, “Diga que você está de acordo – MáquinaFatzer”. A circulação tem apoio da BR Distribuidora.

SERVIÇO
O quê: Temporada Nossos Mortos – Sesc Pompeia
Quando: 06, 07, 08, 13, 14 e 15 de abril de 2018 – Sexta e sábado às 21 horas e domingo, 18h
Onde: Teatro do SESC Pompeia (R. Clélia, 93 – Pompeia, São Paulo)
Entrada: Ingressos a partir de R$ 7,50 a R$ 25,00
Vendas na bilheteria ou através do site*:https://www.sescsp.org.br/programacao/150675_NOSSOS+MORTOS
*Vendas limitadas a 4 ingressos por pessoa.

Classificação indicativa: 16 anos

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Lua Latorre
Publicado em: 03/04/2018