Escola de Formação e Criação do Ceará

Smash

Smash! Falando de Quadrinhos celebra quatro anos

portoiracemadasartes jack kirby 1

Nesta quinta-feira (27), às 19h, no auditório da escola Porto Iracema das Artes, será realizado a edição comemorativa de quatro anos de Smash! Falando de Quadrinhos, tradicional evento de quadrinhos da cidade. Nesta edição o evento fará uma homenagem ao quadrinista, Jack Kirby, renomado quadrinista americano especialista em criação de super-heróis, para contemplar o movimento das heroínas e dos heróis dos quadrinhos. O evento é aberto ao público e gratuito.

Para homenagear os 100 anos de vida do quadrinista, o Smash! Falando de Quadrinhos desta vez tem a proposta de fazer um diálogo entre a vida e a obra do centenário do rei dos quadrinhos, Jack Kirby. Nesta edição, contaremos com a presença do integrante do grupo Tapioca Mecânica, Tatiana Ferreira e o quadrinista e integrante do site Laboratório Espacial, JJ Marreiro, que debaterão a imensa contribuição de Jack Kirby para o universo superpoderoso que idolatramos até os dias de hoje.


O evento é uma realização do grupo AvanteCast, grupo genuinamente cearense que propõe levar a discussões sobre quadrinhos pela cidade. Atualmente o Avantecast produz vídeos de resenhas de quadrinhos (AvanteResenhas) e entrevistas com quadrinistas do Ceará, do Brasil e do mundo (Contracapa). Além disso, produz mensalmente dois eventos: o Clube do Quadrinho e o SMASH! Falando de Quadrinhos. O evento também conta com os apoios da Hey Geek, da Escola Porto Iracema das Artes, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e do Governo do Estado do Ceará.

Jack Kirby

Kirby começou a trabalhar para o Fleischer Studios em 1935, onde fazia as sequências para o desenho “Popeye“. Juntou-se ao Lincoln Newspaper Syndicate em 1936, empresa em que trabalhou até sua falência em 1938. Kirby conheceu Joe Simon enquanto ele fazia trabalho freelance para diversas editoras. Os dois jovens se uniram e começaram a produzir e vender HQs e ilustrações para revistas pulps de Martin Goodman, fundador da Timely Comics (mais tarde Marvel Comics). A dupla criou o herói patriótico “Capitão América” para a Timely em 1941. As perspectivas dinâmicas de Kirby, as técnicas cinematográficas, seu uso de quebrar quadros sequenciais e um exagerado senso de ação fez do título um sucesso imediato, reescrevendo as regras das histórias em quadrinhos.

O nome Simon & Kirby tornou-se sinônimo de quadrinhos empolgantes de super-heróis. Depois de dez edições de “Capitain America“, eles mudaram-se para a DC Comics, aonde assumiram o personagem “Sandman” na revista “Adventure Comics”; a dupla também produziria “Boy Commandos”, “Newsboy Legion” (Legião Jovem) e “Manhunter“. Os quadrinhos de super-heróis decaíram em popularidade depois do fim da Segunda Guerra Mundial e Kirby e seu parceiro passaram a produzir várias histórias em outros gêneros. Eles são creditados pela criação do primeiro romance comics, “Young Romance Comics”. Além disso produziriam histórias de crime, horror, humor e faroeste.

A parceria Kirby & Simon terminaria em 1954 com a indústria de quadrinhos estagnada por uma auto-imposta censura (Comics Code Authority) e sua subsquente publicidade negativa. Kirby entretanto continuou escrevendo, reinventando o personagem “Green Arrow” (no Brasil “Arqueiro Verde“) na revista “Adventure Comics”, além de criar o clássico sobre os aventureiros desafiadores da morte Challengers of The Unknown.

(Fonte: Wikipedia)

SERVIÇO

Smash! Falando de Quadrinhos

Dia: 27 de abril (quinta-feira)

Hora: 19h

Local:Auditório do Porto Iracema Das Artes

Endereço: Rua dragão do Mar, 160

Evento gratuito e aberto ao público

Mais informações: 3219.5842