Escola de Formação e Criação do Ceará

La Semilla Brasil (2)

Show de coletivos femininos

No próximo dia 18, o Porto Iracema das Artes realiza um show com coletivos femininos dentro da programação de aniversário de cinco anos da Escola. O show é resultado dos encontros com coletivos de mulheres que vêm acontecendo no Porto desde maio deste ano integrando a temática de trabalhos de 2018, as “Poéticas do Feminino”, e vem para fortalecer essa parceria. Ao todo, cinco coletivos musicais farão apresentações em frente à Escola, a partir das 19h30. O acesso é gratuito.

O espetáculo contará com as participações dos coletivos Damas Cortejam, Flor Amorosa, La Semilla Brasil, Nós VOZ Elas e Pérolas Negras num show só com cantoras e musicistas mulheres e um repertório com canções em sua maioria compostas por mulheres.

SOBRE O SHOW

Os cinco grupos apresentarão uma diversidade de musicalidade. Da MPB ao frevo, do choro aos batuques africanos. O Damas Cortejam vem com um repertório que contempla gêneros diversos, como MPB, xote, frevo, samba, rock, funk e axé, todos adaptados para versões percussivas. O grupo é uma banda instrumental feminista e também um bloco carnavalesco. O projeto, idealizado e realizado apenas por mulheres, busca destacar e questionar, de forma lúdica e provocativa, o lugar atual da mulher na sociedade e nos campos da arte e da cultura.

O Flor Amorosa, grupo essencialmente feminino, mescla vertentes da música instrumental brasileira, tendo o gênero choro como o ponto de partida, trazendo no nome a emblemática composição de Altamiro Carrilho e Catulo da Paixão Cearense. Durante cinco anos de existência o Flor Amorosa teve várias formações e foi/é lugar de passagem para várias musicistas. Atualmente, o grupo é formado por Clarisse Aires (flauta transversal), Yanna Torres (violino), Amanda Nunes (violão), Lenina Silva (cavaquinho) e Thais Costa (percussão). Já o La Semilla Brasil, formado por seis integrantes, apresenta um repertório que passeia pela musicalidade brasileira até os sons latinos e africanos, enfatizando os batuques, a música nativa, as variadas línguas e dialetos.

Para o show, as sete musicistas do Nós VOZ Elas executarão um repertório de músicas de autoria das próprias integrantes do coletivo e de compositoras que trazem em suas canções questões pertinentes às mulheres e sua pluralidade. Também integrando as apresentações, o Pérolas Negras traz uma seleção de músicas que reverencia nomes como Tim Maia, Elza Soares e Jair Rodrigues. A dupla Adna Oliveira e Luiza Nobel sobe ao palco em um mergulho no swing brasileiro com repertório que vai do samba de raiz ao choro, passando pelo samba-funk e samba-rock.

SERVIÇO

O que: Show Poéticas do Feminino, com coletivos femininos

Quando: Sábado, 18 de agosto, às 19h30

Onde: Entrada do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO

Publicado em: 10 /08/2018