Sessões de maio do “Com Figura” trazem como modelos as artistas MONSTRA e Jéssica Teixeira

As sessões acontecem nos dias 14 e 28 de maio, a partir das 19h, na Sala de Dança

Neste mês de maio, o “Com Figura – Sessão de desenho com modelo vivo” tem como modelos duas artistas do teatro cearense. No dia 14, a sessão será com a multiartista MONSTRA e, no dia 28, com a atriz, performer, produtora e diretora de teatro Jéssica Teixeira. A sessão tem início a partir das 19h, na Sala de Dança.

O espaço comporta até 30 participantes, portanto, serão distribuídas senhas por ordem de chegada para ocupação da sala. Os interessados em participar da atividade podem comparecer à recepção da Escola a partir das 18h para garantir a vaga. A entrada é gratuita e aberta a todos os desenhistas, profissionais ou amadores, com idade igual ou superior a 18 anos.

Sobre o COM FIGURA
Criado em agosto de 2017 pelos artistas Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues, o “Com Figura – sessão de desenho com modelo vivo” tem o objetivo de contribuir na formação de artistas e aspirantes a partir da prática do desenho e da troca de experiência entre os participantes. Desde janeiro de 2018, em parceria com o Curso Básico de Artes Visuais, o programa acontece quinzenalmente no Porto Iracema das Artes e a ação é gratuita.

A cada encontro, um novo convidado é chamado para posar nu. Ao longo de todas as edições, mais de 20 modelos já posaram para os desenhistas. São escolhidos profissionais da dança, das artes cênicas, artes marciais, modelos, atletas, entre outros, que tenham consciência corporal – a fim de facilitar o desenvolvimento de poses mais interessantes para o desenho – e resistência física para a execução da ação.

Sobre as modelos

MONSTRA é multiartista residente em Fortaleza. No campo da maquiagem, experimenta as makys crocantys e outras possibilidades de construções estéticas. No campo do teatro e da performance, investiga o corpo monstruoso como potência de deslocamento do cotidiano. Organiza, ainda, diversos espaços de festa e celebração de corpos dissidentes como o blocp Carnaval no Inferno e no espaço do The Lights.

Jéssica Teixeira é atriz, performer, produtora e diretora de teatro. Começou a fazer teatro aos 7 anos e, em 2010, ingressou na primeira turma de Licenciatura em Teatro pela UFC e, em 2018, concluiu o Mestrado em Artes pelo PPGARTES UFC, onde desenvolve sua pesquisa sobre “um corpo em estado de demolição”. Integrou diversos grupos em Fortaleza como o “Pavilhão da Magnólia”, onde ocupou como grupo residente por três anos do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno. Atualmente, desenvolve trabalhos com o “Terceiro Corpo”, com a “Trupe Motim de Teatro” (Quixeré-CE) e com os “Comedores de Abacaxi S/A,” neste último, além da pesquisa que desenvolve sobre a hibridização entre as linguagens do teatro, performance e audiovisual, investe também na produção de um novo espaço de artes e resistências, Chá de Abacaxi. Circula, atualmente, como atriz com os espetáculos “Entra na Roda” e “Tudo ao Mesmo Tempo Agora”, como diretora e produtora com “Restos Cavam Janelas” e “Imaginário Criador”, como iluminadora do “Quatro Passos” e como produtora da banda Casa de Velho.

Sobre os idealizadores da ação
Os idealizadores do projeto são os artistas Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues, responsáveis pelos exercícios realizados durante a sessão, organização da quantidade e tempo das poses, além da seleção e orientação dos modelos.

Daniel Chastinet é um Artista Plástico de Fortaleza (Ceará). Foi aluno do Laboratório de Artes Visuais na Vila das Artes e do Curso de Animação para Jogos Eletrônicos no Porto Iracema das Artes. Já participou de exposições coletivas, publicações especializadas, Festival Concreto de Arte Urbana e Exposição individual na Mostra Sesc Cariri. Divide seu tempo entre a produção de gravuras e pinturas assim como ministra oficinas em Fortaleza. É co-idealizador do projeto Com Figura que promove sessões regulares de desenho com modelo vivo.

Flávia Rodrigues é bordadeira, artista visual e designer de moda por formação. Atua ministrando cursos e oficinas de bordado, em produções de figurino e trabalhos independentes. Usando o desenho e a técnica do bordado livre como linguagem, suas obras derivam entre o abstrato e o figurativo, com traços de autodescoberta ou memórias de mar.

SERVIÇO

O quê: Sessões de maio do “Com Figura” terão MONSTRA e Jéssica Teixeira como modelos
Quando: 14 e 28 de maio, terça-feira, a partir das 19h
Onde: Sala de Dança do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
*Retirada de senhas a partir das 18h, na recepção da Escola
Classificação indicativa: 18 anos
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 10/05/2019