Escola de Formação e Criação do Ceará

semana-artes-visuais_capa-site

“Semana Outros Gestos” no Porto Iracema estimula contato de alunos com campos de atuação profissional na área de artes visuais

semana artes visuais capa site

Semana acontece de 13 a 17 de maio com atividades voltadas tanto para alunos do Porto abertas ao público

O Curso Básico de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes promove uma série de ações com o objetivo de estimular o envolvimento dos alunos com diversos campos de atuação profissional na área de artes visuais em Fortaleza. Voltada especialmente para os estudantes IV módulo do Percurso de Artes Gráficas, a programação também traz atividades abertas a todo público interessado na temática. A “Semana Outros Gestos” será entre os próximos dias 13 a 17 de maio, segunda a sexta-feira, sempre das 14h30min às 17h30min.

A abertura da Semana acontece na tarde da próxima segunda-feira, dia 13, no Auditório do Porto. As convidadas para o momento são a atriz e performer Amanda Monteiro e as integrantes do coletivo Terroristas del Amor Marissa Noana e Dhiovana Barroso (Dhiow). Dhiow é ex-aluna no Percurso de Artes Gráficas e curadora da exposição “Corpos Furiosos”, realizada em parceria com artistas negras e não-brancas do coletivo nacional Trovoa. A exposição ficou em exibição na primeira semana de maio na Materioteca do Instituto de Cultura e Arte UFC, no Campus do Pici. Dhiow também foi professora do módulo de Desenho Digital do Percurso de Artes Gráficas do ano passado, aqui no Porto. A conversa sobre a exposição é gratuita e aberta ao público.

rgl 4632 1
Coletivo Terroristas del Amor. Foto de Rennó Silva

Já na terça-feira, 14, os alunos farão visita aos ateliês dos artistas Sérgio Gurgel e Artur Bombonato, localizados no Edifício Palácio do Progresso, no Centro. No dia seguinte, o artista Gerson Ipirajá conduzirá visita ao Ateliê de Gravura, da Escola de Artes e Ofícios. Na quinta-feira, acontecerá uma aula aberta com o artista plástico Diego de Santos, com o tema “Rastrear o Gesto”. A atividade terá início a partir das 15h, no Auditório do Porto.

Na sexta-feira, dia 17, os alunos visitarão a Opa! Escola de Design, com participação do professor Alberto Gadanha, gestor da instituição. A ideia é que Alberto fale de sua experiência enquanto profissional que trabalha com design gráfico e enxergou outra possibilidade de atuação em sua área para além dos meios tradicionais.

Oportunidades para os alunos

A visita à Opa! foi articulada em parceria com a Coordenação de Estágios e Negócios do Porto Iracema das Artes, responsável por pensar formas de diminuir a distância entre os alunos e as ações que acontecem para além do campo do trabalho autoral. A coordenadora do setor, Natália Escóssia, conta que articulações como essa são realizadas anualmente no Porto Iracema, mas que em 2019 há um diferencial: elas entraram na estrutura curricular dos cursos básicos.

O entendimento da direção da Escola é de que as experiências fora da sala de aula, em contato com profissionais do ramo, são tão importantes para a formação dos alunos quanto as que acontecem dentro dela. “Uma conversa com alguém do mercado é importante para expandir a noção de vida, de mundo e do próprio mercado. Às vezes o jovem pensa que (atuar na área) é algo inatingível ou que é algo fácil, e não é uma coisa nem outra. Conversando é mais fácil de entender como é a trajetória e como se sobrevive disso”, reforça Natália.

A Coordenadora do Curso Básico de Artes Visuais, Carolina Vieira, destaca a relevância de ações como a Semana para a formação dos alunos. “Acreditamos que dar acesso a outras possibilidades de atuação amplia o olhar dos alunos para trabalhos que eles possam desenvolver em paralelo ao trabalho autoral, além de estimular a troca de experiência desses estudantes com outros profissionais e artistas que já estão no circuito nacional”, explica.

Serviço

O quê: “Semana Outros Gestos” no Porto Iracema das Artes

Quando: De 13 a 17 de maio, das 14h30 às 17h30

Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro

Publicado em 10/05/2019