Escola de Formação e Criação do Ceará

IMG_4757

Selecionados para curso “Dramaturgia para Teatro de Bonecos”

O Curso Básico de Artes Cênicas da escola Porto Iracema das Artes divulga a lista de selecionados para o curso “Dramaturgia para Teatro de Bonecos”, que será ministrado pela atriz, diretora e dramaturga Maria Vitória, de 9 de outubro a 11 de dezembro, na Escola. A matrícula acontece amanhã (9), às 8h30min, na secretaria do Porto.

O curso pretende apontar para a necessidade de reflexão sobre o texto como suporte para se imaginar as ações cênicas a serem realizadas pelos objetos animados, assim como retratar a escrita de textos para bonecos como uma espécie de partitura de gestos e ações a serem experimentados e recriados na cena. A ementa da formação propõe também a discussão sobre a existência de diferenças e especificidades em relação ao texto dramático representado por atores. O curso tem carga-horária de 30 horas-aula e acontecerá às terças-feiras, de 9h às 12h.

Os selecionados que nunca fizeram curso no Porto deverão comparecer à secretaria meia hora antes do início da aula, portando cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de escolaridade e comprovante de residência. Os demais, que já passaram por formação na Escola, devem apenas preencher uma ficha de inscrição, disponível na própria secretaria.

Confira os selecionados por ordem alfabética:

Amanda Oliveira do Vale
Ana Karoline de Oliveira
Antonio Gregorio da Silva Junior
Antônio Juscelino Lopes da Silva
Ariza Torquato Rocha Cruz
Carlos Donisete de Souza
Carlos José Silva de Sousa Antônio
Claudia dos Santos Lagame Lobo
Elisa Porto Sequeira
Israel Lucas Rodrigues de Castro
Livian Mendes Silva
Lucas Vinícius da Silva Limeira
Marcos Antonio Melo Oliveira
Marcus Rocha Feitosa
Marlon Procopio Martins
Matheus Araujo Tabosa
Maykon Magalhães de Oliveira
Polyanne Jomasi
Yasmin Elica Queiroz de Oliveira

SOBRE A FACILITADORA

Maria Vitória é atriz, diretora e dramaturga. Possui Licenciatura plena em Letras Português-Francês pela Universidade Federal do Ceará e Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. De 2007 a 2011 foi presidente da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos – Núcleo Ceará, entidade que fomenta a difusão e o fortalecimento do teatro de bonecos. Em 2011 participou da curadoria do Festival dos Inhamuns Artes de Rua, Circo e Bonecos e do Festival de Teatro de Fortaleza. Em 2013 foi mediadora do Projeto Cenas Curtas da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Atuou em diversos espetáculos, dentre os quais destacam-se: “Solo de Clarice” (Grupo Formosura), pelo qual recebeu o Troféu “Palmas” no I Festival de Monólogos – Solos Nordestinos de Fortaleza; “A Lição” (Grupo Pesquisa) e “Frei Tito: Vida, paixão e morte” (Grupo Formosura). Ministrou diversos cursos na área teatral para entidades e instituições como Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Fortaleza, MST, Centro Dragão do Mar e Comunidade Solidária. É integrante do Grupo Formosura de Teatro onde trabalha como atriz, bonequeira, pesquisadora e arte-educadora. É diretora, atriz e produtora no Grupo Terceiro Corpo.

SERVIÇO
O que: Selecionados para curso “Dramaturgia para Teatro de Bonecos”
Matrícula: Terça-feira, 9 de outubro, às 8h30min
Onde: Secretaria do Porto (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Período do curso: 9 de outubro a 11 de novembro, das 9h às 12h