Escola de Formação e Criação do Ceará

Segunda edição do Escrituras Cênicas aborda questões sobre o texto

 

QUESTÕES DO TEXTO para site 1

 

Na próxima terça-feira (25) às 19 horas, a escola Porto Iracema das Artes promove um diálogo entre os artistas Rafael Martins, Rafael Barbosa e Ricardo Guilherme, com mediação da atriz Jéssica Teixeira, sobre a composição cênica a partir do texto. É  o “Escrituras Cênicas: Questões do Texto”, novo projeto da programação do Porto, que tem como objetivo desenvolver o diálogo sobre toda a escritura cênica, partindo de diversas perspectivas, visando ampliar as suas possibilidades. O acesso ao evento é totalmente gratuito e aberto ao público.

O encontro tem a proposta de discutir com artistas de diferentes gerações da cena teatral cearense como o elemento texto influencia e repercute nas produções e quais as possibilidades de escrita. Uma busca da análise do texto não apenas como estrutura, mas como elemento de escritura cênica que problematiza e realoca o contexto teatral.

Os convidados

Rafael Barbosa é dramaturgo, diretor e ator. Formado pelo Curso Superior de Licenciatura em Teatro do IFCE, é carioca radicando no Ceará desde 2004. Como dramaturgo desenvolve projetos com grupos e artistas, recebendo vários prêmios e incentivos. Autor de peças como “Metrópole”, “A Raposa das Tetas Inchadas” e outras.

Rafael Martins é dramaturgo e ator. Mestrando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Membro fundador do Grupo Bagaceira de Teatro e da Companhia Vão de Teatro. Ator formado pelo Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar. Autor de espetáculos como: Fishman, Interior, A Mão na Face, Lesados, O Realejo, Uma de Duas, Por que a gente não é assim?, FOI – uma peça aos pedaços, Caio e Léo, InCerto, En Passant, O Livro, Auto da Cobra. Autor dos livros: “Lesados e outras peças” e “Oito peças curtas”. Co-roteirista do longa-metragem “Inferninho”, parceria entre Grupo Bagaceira de Teatro e Alumbramento Filmes.

Ricardo Guilherme é ator, teatrólogo, escritor e professor do curso de Licenciatura em Teatro da UFC. Possui teatrografia de mais de cem espetáculos realizados em quarenta e sete anos de atividade, com trajetória nacional e internacional, em que figuram temporadas em países da Europa, África e das Américas. Historiador, com livros sobre a história do teatro cearense. Formulador da teoria e do método Teatro Radical (1988), objeto de pesquisa de alguns trablhos acadêmicos e instrumental de referência do Grupo Pesquisa e das Companhias Pan e Pessoas de Teatro que fundaram a Associação de Teatro Radicais Livres (1998).

Jéssica Teixeira atualmente desenvolve uma pesquisa sobre “Um corpo em estado de demolição” no Programa de Pós Graduação em Artes da UFC, no Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte (LICCA) e nos Comedores de Abacaxi S/A, grupo artístico onde exerce a função de multiartista (atriz, performer, diretora, pesquisadora e produtora do Chá de Abacaxi, espaço recente de encontros de artes e resistências de Fortaleza). Também desenvolve trabalhos em outros coletivos como no Grupo Terceiro Corpo e na Trupe Motim de Teatro de Quixeré-CE.