Confira lista de selecionados para Oficina Princípios Básicos do Teatro de Objetos com Sandra Vargas

A formação ocorrerá nos dias 8, 9 e 10 de novembro 
Já está disponível a lista com os selecionados para a oficina “Princípios Básicos do Teatro de Objetos”, que será ministrada pela atriz, diretora, atriz e dramaturga Sandra Vargas. A atividade acontece nos próximos dias 8, 9 e 10 de novembro, das 14h às 18h, no ateliê e na sala de teatro da escola, e é oferecida pelo Porto Iracema das Artes por meio do Laboratório de Teatro.

Para esta ação, foram selecionadas 12 pessoas. Vale lembrar que cada participante selecionado deve trazer, nos dias da oficina, os seguintes itens: um objeto de medicina, um objeto de ferramentas, um objeto de costura, um objeto estranho, um objeto que traz uma lembrança boa, um objeto que traz uma lembrança ruim e 20 objetos de sua preferência.

Confira a lista por ordem alfabética:

Angélica Nunes Bezerra de Sousa
Fernando Higor da Silva (Higor Fernandes)
Francisco Cristiano Marques da Fonseca
Jeísa Rodrigues Fontenele
Lucas Feitosa Alves
Maria Gorete Oliveira de Sousa
Mônica Rêgo Maciel
Paulo Henrique Alves de Freitas
Rafaelle Frota Bezerra
Rodrigo do Patrocínio Herculano
Sarah Rodrigues Nastroyanni
Tatiane Albuquerque de Faria

Sobre a oficina

Compreendido pelo grupo Sobrevento como uma vertente do Teatro de Animação, o Teatro de Objetos se vale de objetos prontos no lugar de bonecos. Eles são deslocados de sua função e lhes são conferidos novos significados, sem transformar, porém, a sua natureza, explorando uma dramaturgia que utiliza figuras de linguagem em detrimento da importância da manipulação propriamente dita.

Na ação, Sandra irá apresentar princípios básicos para a utilização da linguagem do Teatro de Objetos na cena onde os atores, por meio de improvisações, descobrirão formas de dar uma outra função ao objeto, valendo-se do uso de metáforas, figuras de linguagens e associações de ideias , buscando a construção de uma dramaturgia pessoal para cada um.

 

Sobre Sandra Vargas

Sandra Vargas é bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio). É uma das fundadoras do grupo Sobrevento, um dos mais importantes Grupos de Teatro do País, reconhecido como um dos maiores especialistas brasileiros em Teatro de Bonecos e de Animação. Participou dos Festivais Internacionais de Teatro de Campinas, Canela, Curitiba, Porto Alegre, entre outros, e ganhou os Prêmios Coca-Cola de Teatro Infantil e Maria Mazzetti (da RioArte) em 1991, o Prêmio Coca-Cola de Teatro Jovem em 1995, o Prêmio Mambembe (da Funarte/Ministério da Cultura) em 1999 e, em 1995 e 1996, por duas vezes consecutivas recebeu o Prêmio Estímulo (do Ministério da Cultura), pelo conjunto dos trabalhos realizados e “pela sua contribuição ao panorama das Artes e à Cultura do país”. Sua longa trajetória na arte cênica já lhe rendeu diversos prêmios como em 2000, onde foi ganhadora do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte como Melhor Atriz. Apresentou-se, com diferentes peças de seu repertório em dezenas de cidades brasileiras e em diversas cidades do Chile (1996 e 2002), Colômbia (1998 e 2002), Espanha (1997, 1999, 2000, 2001, 2004 e 2007), Irlanda (2000), Escócia (2000), Argentina (2001 – duas turnês) e Angola (2004).

 

Serviço:
O quê: Oficina sobre Princípios Básicos de Teatro de Objetos com Sandra Vargas
Quando: 8 a 10 de novembro, das 14h às 18h
Onde: Ateliê e sala de teatro do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Inscrições: De 1 a 5 de novembro AQUI
GRATUITO