Escola de Formação e Criação do Ceará

livro_DANZA

Roda de conversa “Livros, imagens e poesias” com Raisa Christina, Felipe Camilo e Bianca Ziegler

Acontece no dia 24 de agosto, a partir das 19h, no Auditório do Porto Iracema das Artes, a roda de conversa “Livros, imagens e poesias”, com Raisa Christina, Felipe Camilo e Bianca Ziegler. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

O evento tem como proposta discutir as relações entre imagem e palavra no processo criativo e na publicação de periódicos que entrelaçam literatura, fotografia e pintura. Durante o encontro, Bianca Ziegler, da editora Nadifúndio, pontuará estratégias e caminhos para a transformação de ideias em livros.

Sobre Raisa Christina

Raisa Christina é artista visual e escritora. No Mestrado em Artes, pelo PPGArtes ICA-UFC, pesquisou a poética dos mapas e os percursos errantes de jovens skatistas na cidade de Fortaleza. É autora dos livros “mensagens enviadas enquanto você estava desconectado”, publicado pela Editora Substânsia em 2014, e de “danza”, em co-autoria com o artista argentino Nahuel Souto Martínez, pela Editora nadifúndio, 2018. Integra a Antologia de Contos Literatura Br, publicada pela Editora Moinhos, em 2016, e a revista Para Mamíferos N° 4, 2017.

Sobre Felipe Camilo

Artista visual com enfoque em fotografia e cinema. Membro do coletivo ‘Trama de Olhares’. Pesquisador pela Universidade Federal do Ceará com bolsa CAPES, desenvolve tese sobre antropologia e imagem. Ganhador do Prêmio de melhor roteiro no ‘Cine Ceará 2017’ e aquisição canal Brasil de melhor curta com ‘Memórias do Subsolo ou o Homem que cavou até encontrar uma redoma’. Expôs o ‘Projeto Perecível’ de imagens reveladas na clorofila de folhas na Mostra de fotografia etnográfica da RAM – Reunião de Antropologia do Mercosul no Museu Juan Yaparí (Argentina). Atualmente, dirige a 2ª Edição (Litoral Oeste) da série de documentários Mapadoc – Cartografias da Cultura Cearense, assim como suas ações formativas.

Sobre Bianca Ziegler

Bianca Ziegler é mestre em Poéticas da criação e do pensamento em artes pela Universidade Federal do Ceará (CE) e graduada em Artes Visuais – Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas (RS). Em 2013 criou a Editora nadifúndio, uma editora independente por meio da qual vem produzido e pesquisado livros e publicações de artista com ênfase nos múltiplos, além de promover diversas ações junto ao público como oficinas, proposições artísticas, propostas de publicações coletivas, no desejo de reinventar formas de estar junto e de pensar as relações entre processo de produção, livro, artista e público. Atualmente possui cinco títulos seus publicados pela editora: clarissidades (2013), catálogo de espécies vegetais da ilha do sim (2014), lagrima de oro (2014), corpocontinente (2014), e a chuva parece não deixar vestígios (2014).

Serviço

O quê: Roda de conversa “Livros, imagens e poesias” com Raisa Christina, Felipe Camilo e Bianca Ziegler
Quando: 24 de agosto, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito