Escola de Formação e Criação do Ceará

cbartesvisuais_Museu-e-Utopia_Manuelina-Duarte_4 (2)

A pesquisadora Manuelina Duarte ministra a master class “Museus e Utopias” e lança livro

portoiracemadasartes cbartesvisuais museu e utopia manuelina duarte 4 2
A pesquisadora Manuelina Duarte ministra a master class “Museus e Utopias” e lança livro no Porto Iracema  
A escola Porto Iracema das Artes recebe a professora, pesquisadora e consultora de museologia, Manuelina Duarte, para ministrar a master class “Museus e Utopias” no dia 18 de abril (terça-feira), às 19h, no auditório da escola. A master class faz parte das atividades do Curso Básico de Artes Visuais e apresentará os potenciais e os limites dos museus e da Museologia na sua atuação como meio capaz de influenciar, buscando evitar um uso esvaziado do discurso sobre o museu transformador. O evento é aberto ao público e totalmente gratuito.
Em harmonia com o tema do ano letivo 2017 da escola, “Utopias”, a master class trará diversas questões para o público presente em relação à contribuição dos museus como formas de apresentar novas possibilidades e estimular a imaginação e o desejo de algo realmente melhor, no caso, as utopias. Manuelina vai abordar na master class, os conceitos de museu-templo e museu-fórum, citando a museóloga, Waldisa Rússio.
Tendo como tema o “Dia Internacional de Museus 2017” que é “Museus e Histórias Controversas: Dizer o Indizível em Museus”, a palestrante trará ainda mais indagações, como por exemplo, o que é esse indizível e utópico nos museus? Que posição os museus deverão assumir em relação à formação para cidadania, diversidade e consciência crítica?
Após a master class, Manuelina vai lançar o livro “Museus e patrimônio, experiência e devires”, organizado por ela e pela colega Carolina Ruoso, produção do Grupo de Estudos e Pesquisa Museologia e Interdisciplinaridade (GEMINTER), com apoio do Museu do Homem do Nordeste (FUNDAJ) e do Museu Antropológico da UFG. O lançamento também será aberto ao público e gratuito.
O livro
Publicado pela editora Massangana da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), o livro “Museus e patrimônio: experiências e devires” consiste em uma coleção de textos de diversos autores com abordagens voltadas para a reflexão crítica sobre museus e patrimônio: Rosamarie Lucas, Hugues de Varine, Graça Filipe, Dominique Poulot, Julien Bondaz, Cyril Isnart, Anais Leblon, Benoit de L’estoile e Thierry Bonnot.
A maioria dos textos em Francês e uma em português, ainda não publicado no Brasil, foram selecionados por já estarem em estudo em cursos de museologia ou pelo fato de trazer discussões instigantes, de forma acessível para os estudantes brasileiros por meio de traduções.
A obra é resultado do encontro entre as organizadoras, autores e pesquisadores envolvidos no processo de produção e tradução dos textos, mas também do reencontro e a renovada parceria entre o Museu do Homem do Nordeste da Fundação Joaquim Nabuco e o Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás.
Manuelina Duarte
Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará (1997), especialização em Museologia pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012, Lisboa – Portugal). Realizou estágio pós-doutoral na Université Sorbonne Nouvelle, Paris III, sob supervisão de François Mairesse (2014-2015). Professora Adjunta II da Universidade Federal de Goiás (UFG), do curso de Museologia. Professora convidada de Museologia na Universidade de Würzburg, Alemanha. Tem livros e artigos publicados, é membro do Conselho Internacional de Museus (ICOM), que representa na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), assessorando o Ministério da Cultura (mandato 2017/2018) na avaliação de projetos de patrimônio cultural. Ex-gestora do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), ex-coordenadora da ação educativa do Centro Cultural São Paulo, ex-Diretora do Departamento de Processos Museais do Instituto Brasileiro de Museus (MinC).
Carolina Ruoso
Carolina Ruoso  iniciou sua inserção no mundo dos museus como educadora, aproximando-se desde o começo da chamada museologia social. Fez parte do LAMU, Laboratório de Museologia do Museu do Ceará. Cursou Mestrado na UFPE com dissertação a respeito da história do Museu do Ceará: publicada na Coleção Outras Histórias do mesmo museu. Concluiu doutorado na Universidade de Paris 1, com bolsa da CAPES, sob a orientação do professor Dominique Poulot, com tese sobre a história da formação do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará MAUC. Foi Coordenadora de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
SERVIÇO:
Master Class “Museus e Utopia”, com Manuelina Duarte
Quando: 18 de abril às 19h
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160- Praia de Iracema)
Entrada gratuita
Mais informações: (85) 3219.5842
Lançamento do livro “Museus e patrimônio, experiência e devires”
Quando: 18 de abril às
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Entrada gratuita