Escola de Formação e Criação do Ceará

SeriesSobreSutil

Publicação “Séries sobre o sutil” será tema de fala com artistas realizadores

SeriesSobreSutil

Publicação “Séries sobre o sutil” será tema de fala com artistas realizadores

A escola Porto Iracema das Artes recebe amanhã (24), no auditório, às 19h, uma fala com artistas sobre o processo criativo da publicação do box de fotolivros “Séries sobre o sutil”. O projeto foi contemplado pelo Edital de Concessão a apoio financeiro à produção e publicação em artes de 2016, do Instituto Bela Vista em parceria com a SECULTFOR, é coordenado pelo Descoletivo, coletivo de fotografia atuante em Fortaleza há cerca de quatro anos.
O box “Séries sobre o sutil”, composto por seis narrativas visuais independentes, é produto da pesquisa de sete artistas, sendo cinco selecionados por meio de convocatória – Alice Cadena, Beto Skeff, Filipe Acácio, Jean dos Anjos, Thadeu Dias – além dos dois membros do Descoletivo, Marília Oliveira e Régis Amora. A publicação se debruça sobre os encontros que acontecem na cidade, sobre as possibilidades de ler os signos visuais alencarinos de modo a privilegiar detalhes escondidos das dobras do cotidiano.
Com distribuição gratuita, os fotolivros investem nos entrecruzamentos da produção fotográfica autoral cearense com a experiência do estar na cidade, mantendo as paisagens de Fortaleza como pano de fundo e gatilho para o desenrolar das narrativas. A publicação conta, ainda, com um texto de apresentação da professora doutora Glória Diógenes, Profa. Titular do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará-UFC.
O Descoletivo, coletivo de fotografia que coordenou o processo de imersão para composição do box de fotolivros “Séries sobre o sutil”, é formado por Marília Oliveira e Régis Amora, foi fundado em 2013 e, neste período, participou de festivais de arte urbana, integrou exposições coletivas no Brasil e fora dele – incluindo a mostra cearense em Braga, Portugal, como parte da programação do Encontros de Agosto de 2013. Também foi contemplado com o edital cultural dos Correios, realizando a exposição Afetos Urbanos, em 2015, com lançamento de livro homônimo. O coletivo se prepara, ainda, para a próxima publicação, já contemplada por edital na capital: “A viagem infinita”, fotolivro contemplado pelo edital das artes da SECULTFOR de 2016.

Serviço:
Fala com artistas sobre processos criativos da publicação “Séries sobre o sutil”
Horário: 19h
Local: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Telefone: (85) 3219 5842
Contatos Descoletivo
Marília Oliveira: 99828.1818
Régis Amora: 99953.5116
Produção
Sabrina Ximenes: 99610.9747