Escola de Formação e Criação do Ceará

Circuito Merci, Varda - sessão 10-uma canta a outra não

Próximas sessões do Circuito Merci, Varda! acontecerão nos dias 02 e 04 de julho, no Porto Iracema das Artes

circuito merci varda sessao 9 daguerreotipos
“Daguerreótipos” (1976, 76 minutos)

Iana Soares e Carolina Vieira conduzirão debate da sessão 9 e Mona Gadelha, da sessão 10

Dando continuidade ao Circuito Merci, Varda!, que homenageia a cineasta precursora da nouvelle vague Agnès Varda, o Porto Iracema das Artes promove mais duas sessões de filmes seguidas de debate, a serem realizadas às 19h das próximas terça e quinta-feira, dias 02 e 04 de julho, no Auditório da Escola. Na sessão 9, será exibido o longa “Daguerreótipos” (1976, 76 minutos), com debate mediado por Iana Soares e Carolina Vieira. Já na sessão 10, é a vez do filme “Uma canta, a outra não” (1977, 127 minutos), com debate mediado por Mona Gadelha.

Em “Daguerreótipos”, a cineasta documenta o quarteirão da rua em que morava desde infância, a Daguerre, em Paris, num esforço de compreender as mudanças na cultura francesa no século XX a partir da atenção à figuras que povoam aquele bairro. Já em “Uma canta, a outra não”, Varda escolhe contar uma história de amizade entre duas mulheres com realidades distintas, que se separam quando jovens e se reencontram adultas, mas que compartilham, entre outras coisas, a experiência do abordo e opiniões sobre a cultura de autoridade masculina. O filme tem como pano de fundo o movimento feminista da época.

circuito merci varda sessao 10 uma canta a outra nao
“Uma canta, a outra não” (1977, 127 minutos)

Toda a programação do Circuito Merci, Varda! é gratuita e pode ser conferida AQUI.

MERCI, VARDA!

agnes 10

Realizado pela Escola Porto Iracema das Artes, o Circuito Merci, Varda! vem ocupando diversos espaços da Cidade de 8 de junho a 26 de julho, em quase 50 dias e 21 sessões. A Mostra é uma homenagem à cineasta belga radicada na França, Agnès Varda, falecida no último mês de março, aos 90 anos. A ação é organizada pelo Cena Cineclube e pelo Cineclube Âncora e exibirá, ao todo, 36 obras da cineasta, com debates conduzidos por mulheres do cinema e das artes em geral.

Na programação, estão sendo realizadas sessões semanais, durante os meses de junho e julho, em espaços como o Porto Iracema, a Vila das Artes, o Centro Cultural Grande Bom Jardim, o Cuca Jangurussu, o Cineclube Ser Ver Luz (na comunidade do Titanzinho), o Cinema do Dragão e a Praia dos Crush (antiga Praia do Lido, numa parceria com o Instituto Iracema e o Centro Cultural Belchior).

Entre as mulheres debatedoras estão 24 artistas, professoras e pesquisadoras da obra de Agnès, que conduzirão as conversas em escolas, praias e nas periferias da Cidade. Integram este time Aline Albuquerque, Alessandra Marques, Beatriz Furtado, Bete Jaguaribe, Camila Vieira, Carolinne Vieira, Carolina Vieira, Cláudia Mesquita, Fabíola Gomes, Flávia Memória, Iana Soares, Janaína Marques, Kamilla Medeiros, Luciana Vieira, Lis Paim, Manoela Ziggiatti, Maria Helena Bernardes, Marília Oliveira, Mona Gadelha, Nina Rizzi, Nina Kopko, Rúbia Mércia, Sabrina Araújo e Virgínia Pinho.

SOBRE A S DEBATEDORAS DAS SESSÕES 9 E 10

Iana Soares

É jornalista e fotógrafa. Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona. Foi editora do Núcleo de Imagem do Grupo de Comunicação O POVO, onde trabalhou de 2009 a 2018. Atualmente coordena o Programa de Fotopoéticas, na Escola de Formação e Criação do Ceará – Porto Iracema das Artes.

Carolina Vieira

É pesquisadora no campo da arte e da curadoria. Mestre em Teoria e Crítica de Arte (EBA – UFMG) e Especialista em Arte Contemporânea (PUC-Minas) e em Arte e Educação (Uni7). Coordena o Programa de Formação Básica em Artes Visuais do Porto Iracema das Artes. É mediadora do grupo de estudo sobre História das Exposições de Arte do Ceará na Galeria Multiarte.

Mona Gadelha

É cantora, compositora, jornalista e produtora cearense. Em sua carreira na música, já lançou sete CDs (Mona Gadelha, 1996; Cenas & Dramas, 2000; Tudo se Move, 2004; Salve a Beleza, 2010; Praia Lírica, um tributo à canção cearense dos anos 70, 2011; e Cidade Blues Rock nas Ruas, 2013 – este também em CD ao vivo e DVD, 2014). Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, pós-graduada em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará com pesquisa sobre transgressão e música em fortaleza nos anos 70. Desenvolveu projetos envolvendo as linguagens da música e da literatura, como “Iracema – do Épico ao Pop” e “O Dom do Ciúme”. Criou seu próprio selo e produtora, a Brazilbizz.

SERVIÇO

O quê: Sessão 9 do Circuito Merci, Varda! exibe o filme “Daguerreótipos”, com Iana Soares e Carolina Vieira
Quando: Terça-feira, dia 02 de julho, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO

O quê: Sessão 10 do Circuito Merci, Varda! Exibe o filme “Uma canta, a outra não”, com Mona Gadelha
Quando: Quinta-feira, dia 04 de julho, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO