Escola de Formação e Criação do Ceará

catia-costa_capa-site

Projeto “CorpoCatimbó”, do Laboratório de Dança, realiza oficina em Itapipoca (CE)

O projeto “CorpoCatimbó”, do Laboratório de Dança da escola Porto Iracema das Artes, vai realizar no dia 24 de novembro, a oficina “Fluxos d’Água (Corpo-Água)”, ministrado pela artista Cátia Costa. A atividade vai acontecer em Itapipoca (CE), na Casa de Cultura Ilê Axé Ogum Já, em Itapipoca (CE). A atividade está ofertando 20 vagas, é gratuita, aberta ao público e voltada para atores, atrizes, dançarinos, dançarinas e performers.

A oficina vai abordar as vivências do universo sensível das práticas e sensibilidades das naturezas aquáticas e suas variações dramatúrgicas corporais embasados nas espiritualidades pretas (Umbanda, Candomblé, Samba e Capoeira), asiáticas (Yoga, Tai Chi Chuan e Chi Kung) e/ou nipônicas (Butho). A oficina é ofertada pelos artistas-pesquisadores Viana Júnior, Gerson Moreno e Pai Mesquita de Ogum, sob a tutoria de Benjamin Abras.

6bb

Sobre Cátia Costa
Desde 1990, Cátia Costa vem atuando na área das Artes Cênicas como atriz, preparadora de atores, spiritual coauch, diretora teatral e performer, a partir de mais de 17 anos de experiência junto a Companhia Polo de Teatro e Dança na cidade de Niterói. No final do ano de 2009 conclui o curso de Licenciatura Plena em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Nesse período atuou em companhias e/ou núcleos de pesquisas acadêmicas em Artes Cênicas na cidade do Rio e no interior do Estado, como Companhia da Ação (Resende); Coletivo Muanes de Dança Negra; (RJ); Neppaa (Núcleo de Estudos das Performances Afro e Ameríndia da Unirio); Coletivo Bonobando (Complexo da Penha); Teatro da Lage (Complexo da Penha); Companhia Bondrés (RJ); Grupo Pedras de Teatro (Rj); Teatro de Operações (RJ); Confraria do Impossível (RJ).

A artista desenvolve, desde então, uma pesquisa metodológica e cênica na preparação de atores e ou performers a respeito das corporeidades afro-brasileiras atravessadas pelo viés da Dança Butho japonesa e seus pressupostos filosóficos. Atualmente, assina e atua na criação de quatro espetáculos no Rio de Janeiro: Desertos de Laíde; direção: Luiz Monteiro, (função: Preparação Sensorio- Corporal) O Encontro Malcom X & Martin Luther King JR; direção: Isaac Bernat, (função: Direção de Movimento) Eu, amarelo; direção: Isaac Bernat (função: Direção de Movimento) e Esperança na Revolta; direção: André Lemos (função: Atriz e Direção de Movimento).

 

 

Serviço

O quê: Oficina “Fluxos d’Água (Corpo-Água), com Cátia Costa

Quando: 24 de novembro, às 14h

Onde: Casa de Cultura Ilê Axé Ogum Já (Rua Anastacio Barroso Valente, 595, Cruzeiro. Itapipoca/CE)

20 vagas
por ordem de chegada
Gratuito

 

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Eduardo Sousa

(Publicado em 19/11/2018)