Loading...

Porto Iracema em festa

Foto: Joyce S. Vidal

 

No próximo dia 29 de agosto, o Porto Iracema da Artes completa quatro anos de atuação no cenário de formação artística e cultural do Ceará. E, para celebrar, a escola oferece uma programação especial com masterclasses, oficinas, cursos, performances artísticas e shows musicais ao longo de todo o mês. Toda a programação é gratuita e aberta ao público, e inclui Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro.

Confira no link abaixo a programação completa:

PROGRAMAÇÃO PORTO IRACEMA DA ARTES (4 ANOS)

 

Veja abaixo a programação completa da semana de 14 de agosto a 18 de agosto:

[PORTO 4 ANOS] A música, a dança e as artes visuais ganham destaque na terceira  semana de programação especial do aniversário do Porto Iracema. Confira abaixo todos os eventos que vão acontecer aqui no Porto, tudo gratuito e aberto ao público.

>>> No dia 16 de agosto, às 18h15, a artista visual Waléria Américo inicia o projeto “Estação Utópica: O Caminho da Imagem Sonora”, um espaço de trocas artísticas, com diálogo transversal e sem fronteira de linguagem. Os encontros serão situações performativas em que os desdobramentos seguem para uma plataforma virtual, tendo a utopia como impulso para refletir a resistência da arte na atual configuração de mundo.

>>> Ainda no dia 16, o curador, produtor e diretor artístico musical, Chico Dub, tutor do projeto Sila Crvs A.O.A, fará uma discotecagem no pátio da escola, às 19h, com acesso gratuito e aberto ao público.

>>> Nos dias 16, 17 , 18 e 21, acontece aqui no Porto Iracema o dança em foco – Festival Internacional de Vídeo e Dança, que chega ao seu 15° ano com uma edição especial. O festival programa masterclasses e encontros com os convidados Alexandre Veras (Brasil), Andrés D. Abreu (Cuba), Brisa MP (Chile), Gilles Jobin (Suíça) e Ximena Monroy (México), que acontecerão em alguns espaços do Porto, como o Estúdio de Audiovisual, Cena 15 e Sala A1.

>>> A música também estará presente no dia 17 de agosto, pois das 9h às 12h o músico e artista plástico Descartes Gadelha ministra, na Sala de Música do Porto, a oficina “Práticas Percussivas Afro-Brasileiras”. Os interessados devem mandar e-mail para labmusicaporto@gmail.com, com o título: “Inscrição + nome da oficina”, e enviar o nome completo no corpo do e-mail. Estão sendo ofertadas 30 vagas para essa formação.

>>> No mesmo dia, haverá o encontro “Música de Terreiro”, com Descartes Gadelha e o antropólogo Ismael Pordeus Jr, terminando com uma Jam Session  com os músicos da oficina de Descartes. O evento acontece das 16h às 18h, na Sala de Música do Porto.

>>> Na sexta-feira (18), cinema e música se encontram. Das 09h às 12h e das 14 às 17h, professores e realizadores convidados farão a seleção de três roteiros que serão filmados durante o PREAMAR 2017. As histórias foram livremente inspirados na paisagem poética da obra do Belchior durante o Curso de Criação de Roteiros com o professor Marcelo Müller, em julho.  Às 19h horas, haverá roda de conversa com convidados e estudiosos da obra do compositor cearense, seguida de pocket show com a cantora Mona Gadelha.

>>> A dança fecha a programação da semana com uma aula aberta de funk, reggae do passinho, swingueira e vogue. O projeto “Afrontamento”, que integra o nosso Laboratório de Dança 2017, e diversos artistas das periferias de Fortaleza farão a oficina que é aberta a todos os interessados.  A ação tem o objetivo de ampliar o diálogo entre artistas e o fortalecimento do campo de dança local. A aula acontece das 16h às 20h, no pátio interno da escola.

 

 

X