Programa de Formação Básica

O Programa de Formação Básica do Porto Iracema das Artes tem como objetivo a iniciação no mundo das artes. Está estruturado em percursos formativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Fotopoéticas e Audiovisual.

Percursos Formativos

  • Percurso Formativo Sequencial – sugerido pela escola.
  • Percurso Formativo Híbrido – aquele construído pelo próprio aluno, a partir de seus interesses de formação.
    Ambos os percursos seguem uma estrutura de módulos de aprendizagem autônomos, mas articulados entre si, que funcionam na perspectiva de encaminhar o aluno para uma formação que respeite o “estado da arte” nas respectivas áreas de formação. Os módulos podem ser de três naturezas;
  • Módulos Sequenciais – propõem reflexões e práticas em nível básico para o ingresso ou atualização na área específica.
  • Módulos Integradores – estruturados na perspectiva de integração entre diferentes linguagens.
  • Módulos Complementares – que abordam temas e práticas que expandem o conhecimento na área específica.

Os percursos básicos se desenvolvem durante o período de um ano letivo e incluem as seguintes etapas:

  • Navegações Estéticas – módulo de abertura dos percursos formativos que promove o encontro entre os alunos selecionados de todos os cursos básicos e artistas de trajetórias consolidadas para um intenso ciclo de reflexões, diálogos e experimentações.
  • Módulos Sequenciais

 

PREAMAR – programa que tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, no sentido de aprofundar os estudos desenvolvidos nos cursos básicos. Os alunos que concluíram integralmente os módulos sequenciais de iniciação, durante o primeiro semestre, se engajam em projetos de criação de vídeos de ficção e documentários, montagens de peças, ensaios e outras práticas, sob a tutoria de profissionais da área.

 

 

O Programa de Formação Básica oferece ainda cursos de férias, no mês de julho, além de oficinas e outras atividades.

Conheça os Cursos Básicos:

Seleção

O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a pessoas entre 16 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas.
A primeira consiste na análise da inscrição do candidato tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade do Porto para o Programa de Formação Básica.
A segunda etapa de seleção é a entrevista.

 

 


Coordenação

 

EDILBERTO MENDES é graduado em Jornalismo, mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) com pesquisa em dramaturgia.