Produtor​ ​de​ ​Cinema​ ​João​ ​Jr.​ ​ministra​ ​masterclass​ ​”CINEMA, SUOR E CERVEJA” no Porto Iracema

Um dos principais produtores de cinema do Brasil, João tem trabalhos com importantes
diretores e roteiristas do cinema nacional, como Cao Guimarães, Hilton
Lacerda, Marcelo Gomes e Karim Aïnouz.

 

No dia 7 de dezembro o Porto Iracema das Artes recebe a masterclass CINEMA, SUOR E CERVEJA: a produção de filmes de baixo orçamento, com o produtor de cinema pernambucano João Jr. O evento, que é uma ação do Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) do Porto, ocorre a partir das 19h, no auditório da escola, e é gratuito.

Na conversa com o público, o pernambucano abordará os conceitos, os estudos de caso e as ferramentas relacionados aos processos de produção de obras audiovisuais brasileiras de baixo orçamento, para salas de cinema e TV. A aula terá como eixo central a experiência do produtor na realização de filmes como “Cinema, Aspirinas e Urubus” (Dir. Marcelo Gomes, 2005), “KFZ-1348” (Dir. Marcelo Pedroso e Gabriel Mascaro, 2008), “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo” (Dir. Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, 2009), Tatuagem (Dir. Hilton Lacerda, 2013) e Joaquim (Dir. Marcelo Gomes, 2017).

Esta não é a primeira vez que João Jr. realiza parceria com a escola. O produtor já participou como avaliador de vários pitchings (técnica de exposição de um projeto com o objetivo de vender a ideia) no Laboratório de Audiovisual. E em 2014, João convidou o projeto Clandestinos, do Lab. de Audiovisual, para ser desenvolvido na sua produtora, a REC, uma das principais do Brasil. Tendo como roteiristas os cearenses Alysson Lacerda e Tarcísio Rocha, o projeto de longa metragem integra o Núcleo Criativo da produtora e está em processo de tratamento. O roteiro resultará em um filme sob direção de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes.

SOBRE O PRODUTOR
João Jr é produtor de cinema e televisão, estudou Direito e Jornalismo na Universidade Católica de Pernambuco. Em 2005, produziu “Cinema, Aspirinas e Urubus”, de Marcelo Gomes, cuja recepção rendeu ao longa prêmios como o do Ministério da Educação da França na mostra Un Certain Regard (Festival de Cannes/2005), melhor filme do Festival de Guadalajara, melhor filme na Mostra Internacional de São Paulo, além da indicação brasileira ao Oscar 2006. No seu currículo também estão as produções de “KFZ-1348” (2008), com direção de Gabriel Mascaro e Marcelo Pedroso, “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo” (2009), de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, premiado como melhor filme e melhor direção no Festival do Rio e Prêmio Coral de melhor filme no Festival Internacional do Novo Cinema de Havana, 2009; “Era uma vez eu, Verônica” (2012), de Marcelo Gomes (Melhor Filme do Júri e do Público no Festival de Brasília 2012); “Tatuagem” (2013), de Hilton Lacerda (Prêmio Especial do Júri, melhor ator e Prêmio da Crítica Internacional no Festival do Rio, melhor filme e melhor ator no Festival de Gramado, em 2013); “Joaquim” (2017), de Marcelo Gomes, selecionado para a mostra competitiva do Festival de Berlim; entre outros. Para TV, produziu as séries “Fim do Mundo” (2016) e “Lama dos Dias” (2017), criadas e dirigidas por Hilton Lacerda para o Canal Brasil. Atualmente é membro do Conselho Consultivo do Audiovisual de Pernambuco e do Comitê Gestor do Cinema do Brasil.

SERVIÇO
O que: Masterclass “CINEMA, SUOR E CERVEJA: a produção de filmes de baixo
orçamento” com João Jr.
Quando: Quinta-feira, 7 de dezembro, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO