Escola de Formação e Criação do Ceará

6-anos_preamar_audiovisual_capa-site

PREAMAR Audiovisual promove exibição comentada de filmes realizados por alunos do Porto

6 anos preamar audiovisual capa site

O evento gratuito acontece na próxima segunda-feira, 26, e terá a participação de Felipe Saraiva, Kamilla Medeiros, Arthur Gadelha e Lucas Inocêncio

Na próxima segunda-feira, dia 26, serão exibidos três filmes realizados na edição de 2017 do PREAMAR Audiovisual, programa de realização do Porto Iracema das Artes que aprofunda conhecimentos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola. A sessão comentada dos curtas-metragens será às 9h, no Auditório do Porto. Os diretores das obras são os convidados para debater os filmes.

Os três curtas ficcionais exibidos serão “Aos Meus Pés” de Felipe Saraiva, que teve estreia na Mostra Contemporânea da 12ª Mostra CineBH – Festival Internacional de Cinema de Belo Horizonte; “Capitais”, de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, que estreou na Mostra Competitiva Nacional do 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema e ganhou o prêmio de melhor filme na 51ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; e “Grilhões”, de Lucas Inocêncio, que será exibido na Mostra Olhar do Ceará na 29ª Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema.

A programação é inteiramente gratuita e aberta ao público.

Programa PREAMAR
O programa tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotopoéticas. A proposta é compor equipes de alunos que passaram pelo Porto para se engajarem em projetos de criação de vídeos de ficção e documentários, montagens de peças, ensaios, exposições e outras práticas, sob a tutoria de profissionais de carreira consolidada. Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

Confira abaixo a sinopse dos curtas.

Aos Meus Pés
Direção de Felipe Saraiva. Ficção, 14min.
Sinopse: Wesley, 18, joga futebol. Raymundo, 40, gosta de pés. Os dois se encontram em um bar.

Capitais
Direção de Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha. Ficção, 11min
Sinopse: Alice é uma jovem de 20 e poucos anos, que vive sozinha em um dos milhões de apartamentos empilhados das capitais. A calmaria do dia-a-dia muda quando Laura, filha da sua vizinha de parede, bate em sua porta para perguntar se sabe algo sobre sua mãe. Ninguém tem visto ela há dias; nem Alice, nem Laura, e muito menos os moradores do condomínio.

Grilhões
Direção de Lucas Inocêncio. Ficção, 12min.
Sinopse: Wanderson, uma criança de 7 anos, encontra em Evaldo, um rapaz de 22 anos, em regine aberto e utilizando uma tornozeleira eletrônica, um amigo leal. Juntos eles tomam uma decisão.

Serviço
O quê: PREAMAR Audiovisual 2019 – Sessão especial comentada dos filmes realizados em 2017
Quando: Segunda-feira, 26 de agosto, às 9h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro