Escola de Formação e Criação do Ceará

semana-da-voz_capa-site

Porto realiza Semana da Voz e lança programa dedicado ao canto, à fala e à performance

semana da voz capa site

“EntreVozes” traz aula aberta com Paula Santoro, atendimento gratuito de fonoaudióloga, palestras e workshop

A voz é instrumento, é expressão artística que permeia todas as linguagens, especialmente a música e o teatro, além da performance, do cinema e da arte contemporânea. Por ocasião do Dia Mundial da Voz, celebrado anualmente no dia 16 de abril, o Porto Iracema das Artes promove, pela primeira vez, a Semana da Voz, trazendo ações gratuitas para formação, educação e orientação sobre cuidados vocais, dando início a um programa com atividades a se desenrolarem no decorrer do ano.

A programação da Semana da Voz inicia nesta sexta-feira, 12, com palestra da fonoaudióloga Priscila Ribeiro, intitulada “A psicodinâmica vocal e o seu protagonismo no fazer artístico”. A atividade, aberta a todos os interessados, acontecerá das 15h30 às 17h30. Priscila Ribeiro também ministrará o workshop “A voz como palco para o self: saúde, expressão e arte” na segunda-feira, dia 15, das 18h30 às 21h30. Ambas as ações se passarão no Auditório da Escola.

Atendimento fonoaudiológico
O Porto também oferecerá atendimento gratuito em fonoaudiologia de segunda a quarta-feira da próxima semana, nos dias 15 a 17, na Sala A3. O atendimento será feito por ordem de chegada pela fonoaudióloga Márcia Melo, das 14h às 17h. Márcia fará uma triagem vocal, com orientações, e alertará para os sinais e sintomas de patologias que possam comprometer a qualidade da voz. A atividade é uma parceria do Porto Iracema com o Curso de Fonoaudiologia da Faculdade Pitágoras de Fortaleza e com a Clínica Centro de Otorrino.

Aula aberta com Paula Santoro

paula santoro .jpg foto de eduardo gontijo
Foto: Eduardo Gontijo

Como cantar e falar com menos esforço e mais liberdade, e consequentemente, com mais expressão e eficiência na transmissão da mensagem, seja cantada ou falada. É nessa abordagem que a cantora, preparadora vocal e fonoaudióloga Paula Santoro participa da Semana da Voz no Porto Iracema. Com o tema “Fisiologia da voz no canto popular e na fala”, ela vai ministrar aula aberta em que tratará de fisiologia e técnica, com uma prática coletiva no final.

A atividade será na terça-feira, Dia Mundial da Voz, 16 de abril, no Auditório da Escola das 14h30min às 17h30min. A entrada é gratuita, aberta a profissionais da voz e demais interessados.

Programa EntreVozes
A Semana da Voz no Porto marca o início do Programa “EntreVozes – Poéticas do Canto, da Fala e da Performance”, que trará, ao longo deste ano, uma série de atividades voltadas à pesquisa e à investigação da voz. Usos, cuidados para a manutenção da saúde e aprimoramento do canto e da fala estão entre o conteúdo previsto, que propõe a utilização da voz na atuação teatral, na performance artística e no canto. As ações serão pensadas a partir do esforço conjunto dos Laboratórios de Música e de Teatro, com apoio do Curso Básico de Artes Cênicas e dos laboratórios de Dança e de Cinema.

“A voz está presente em todas essas linguagens. É claro que ela está muito mais fortemente na música e no teatro, mas as outras linguagens também têm a voz como elemento importante nas suas produções”, lembra Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema. Segundo ela, uma programação já vem sendo montada especialmente para o EntreVozes.
Esta não é a primeira vez que o Porto oferece ações preocupadas com a prática vocal. A Escola já promoveu oficinas de canto, de preparação e técnica vocal, canto popular, entre outras, ministradas por nomes como a cantora e compositora Ana Luiza; a cantora, compositora e professora de canto Suely Mesquita; a cantora, compositora, pianista e preparadora vocal Apa Silvino, além de realizar um encontro sobre entrelaçamento de linguagens (música e teatro) com a cantora e professora Doriana Mendes e o professor Danilo Pinho.

Sobre Márcia Melo
Fonoaudióloga com especialização em Audiologia, ambas pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É professora no Curso de Fonoaudiologia da Faculdade Pitágoras de Fortaleza.

Sobre Priscila Ribeiro
Fonoaudióloga (Unifor) com especialização em voz – com ênfase em Comunicação Profissional, pelo (IDE – PE/Faculdade Redentor – RJ). Tem vários cursos de aperfeiçoamento ligados ao uso da voz e vasta experiência em atendimento clínico e nas áreas de vocal coach, ensino do canto, preparação vocal, consultoria e assessoria como coach em comunicação.

Sobre Paula Santoro
Considerada uma das maiores cantoras de MPB de sua geração. Cantora profissional há 32 anos, é preparadora vocal há 27 anos e formada em fonoaudiologia. Cantou e/ou gravou com Chico Buarque, Milton Nascimento, Renato Teixeira, Flávio Venturini, Edu Lobo, Lô Borges, Toninho Horta, Alcione, Joyce, entre outros. Apresentou-se em Londres no Jools Holland ao lado de Amy Winehouse.

Já foi Preparadora Vocal de atores globais e cantores de renome, tais como: Maria Fernanda Cândido, Débora Bloch, Kleber Lucas, Cristina Mel, Cláudio Lins, Mário Frias, Roberto Bomtempo, Jonas Bloch, Françoise Forton, Aloísio de Abreu, entre outros. Participou do Som Brasil (TV Globo) em homenagem a Ivan Lins. Dublou a atriz Maria Fernanda Cândido na minissérie global “Aquarela do Brasil”. Cantou o tema de abertura da novela “Ana Raio e Zé Trovão” excursionou com Marcus Viana cantando os temas da novela “Pantanal”.

Possui seis álbuns solo que foram distribuídos na Europa, Japão, USA, Argentina e por todo Brasil. Realizou turnês pela Europa, USA e Ásia (Índia).

SERVIÇO

O quê: Palestra “A psicodinâmica vocal e o seu protagonismo no fazer artístico”, com Priscila Ribeiro
Quando: Sexta-feira, dia 12, das 15h30min às 17h30min
Onde: Auditório do Porto Iracema (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuita

O quê: Workshop “A voz como palco para o self: saúde, expressão e arte”, com Priscila Ribeiro
Quando: Segunda-feira, dia 15, das 18h30min às 21h30min
Onde: Auditório do Porto Iracema (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito > Inscrições por ordem de chegada

O quê: Atendimento Fonoaudiológico Gratuito com Márcia Melo
Quando: Dias 15, 16 e 17, das 14h às 17h
Onde: Sala A3 do Porto (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito > Atendimento por ordem de chegada

O quê: Aula aberta com Paula Santoro
Quando: Dia 16, das 14h30min às 17h30min
Onde: Auditório do Porto (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito> ordem de chegada

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro

Publicada em 09/04/2019