Porto Iracema recebe “Preciso Me Comunicar Com Você” e seminário sobre mídia independente e arte impressa

O “Seminário Cabeças de Papel: Ideias Flamejantes” discutirá zines, publicações independentes e arte impressa em três dias de programação. Nos dias 18 e 19, oficinas e feira de artes visuais do evento acontecem no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Na próxima quarta-feira, 17, o Porto Iracema das Artes recebe ações e debates do Seminário Cabeças de Papel, que chega à quarta edição. A programação na escola começa a partir das 14 horas com mais uma ação “Preciso Me Comunicar Com Você”, de Samuel Tomé e Filipe Acácio, artistas do Laboratório de Artes Visuais 2017. O acesso é gratuito. O evento, criado pelo coletivo Zinco em 2005, se desdobra nos dias 18 e 19 em oficinas e feiras no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

O Seminário Cabeças de Papel é definido como espaço de encontro explosivo entre pessoas que tem amor ao papel – em todos os seus suportes – e que buscam pontes para entre o mundo da arte e da comunicação, atravessando os corações das pessoas. Nesta edição, o evento começa com uma grande sessão coletiva de criação e impressão, a ação Preciso me comunicar com você, além de três conversas sobre experiências partilhadas de criação, construção de rede e difusão de zines, uma oficina de microzines, a construção coletiva de um painel de lambe-lambe e duas noites de Feira Índice.

Na feira, serão lançados o box com as oito zines do Selo Índicios, produzidas por duplas de artistas de Fortaleza ao longo de 2017 e rodadas em risografia na Riso Tropical. Mais informações e inscrições para oficina e para expor na Feira Índice/ Inscrições, pelo e-mail: cabecasdepapel4@gmail.com.

Confira a programação do Seminário Cabeças de Papel, gratuita, abaixo.

Seminário Cabeças de Papel 4: Ideias Flamejantes

Dia 17 – Quarta-feira, no Estúdio de Audiovisual do Porto Iracema das Artes

14h às 17h – “Preciso me Comunicar com Você”, com Samuel Tomé e Filipe Acácio

A sessão coletiva de criação e impressão promovida pelos artistas Filipe Acácio e Samuel Tomé foi parte da pesquisa Grande Circular, desenvolvida no Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes em 2017. No segundo semestre do ano passado, foram realizdas quatro sessões promovendo encontros, trocas, aprendizagem e experimentações gráficas. A participação é gratuita e quem quiser imprimir suas criações em foto, texto, zine e outros objetos de papel, precisa trazer apenas os originais ou arquivos em formato PDF. Uma impressora será disponibilizada no local.

17h – “O que pode uma Riso?”, com Rodrigo Costa Lima e Renan Costalima

A Riso Tropical existe duplamente para concretizar ideias em arte impressa através de uma máquina de Risografia. Os irmãos e designers trabalham juntos e separados, Renan em São Paulo e Rodrigo em Fortaleza. Playground de artistas das mais diversas linguagens, as cores e as imperfeições da risografia encantam uma pá de gente há uns 30 anos. Renan e Rodrigo contarão das feiras de arte impressa que têm visitado e também da experiência de publicar as oito zines do selo Indícios aqui na capital cearense.

18h – “Zines Livres – Parte 1” – com Rômulo Silva

Rômulo Silva há tempos é zineiro e educador, tendo desenvolvido uma longa série de oficinas de zines no bairro do Jangurussu, também em Fortaleza, e mostra essa história toda de forma ilustrada pra nós.

19h – “Maria e a Marca de Fantasia”, com Henrique Magalhães

Com base em João Pessoa, a Marca de Fantasia é uma pequena e muito fértil editora cujos inúmeros títulos se espalha pelo Brasil inteiro desde os anos 1990. Henrique foi o primeiro pesquisador a publicar livros sobre zines no país, é professor do curso de Comunicação da UFPB e as zines sempre estiveram ao seu redor. Vamos conhecer sua ilustre personagem Maria, uma quarentona com tudo em cima!

Dia 18 – Quinta-feira, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

14h às 17h – no ateliê do Dragão

Oficina de Microzines com Márcio Sno – 30 vagas (crianças de 6 a 12 anos acompanhada pelos pais)

Inscrições: cabecasdepapel4@gmail.com

16h às 20h – Feira Índice! – Sob planetário e em frente à galeria Multiuso do Dragão.

“Zines Livres – Parte 1” – Com Izabel e Jô Accioly

Como a criação e difusão de zines, um exercício pleno de liberdade, pode acontecer em situações de extrema violência? Mãe e filha trabalham com zines dentro do contexto prisional da população LGBT em Fortaleza há alguns anos e nos contam das infinitas possibilidades de transformação social promovida pelos zines.

Sexta – dia 19

14h – na parede externa da Galeria Multiuso – Construção do Painel de Lambe-Lambe com a

coordenação de EmiTeixeira e Bruna Beserra. – Aberta à participação do público!

16h às 20h – Feira Índice! – Sob planetário e em frente à galeria Multiuso do Dragão. Com o lançamento do box do Selo Índícios contendo as oito zines em risografia publicadas em 2017.

São elas:

Afta – Peaug e Lúcio Flávio Gondim

Alamedas – Simone Barreto e Estácio Facó

Átimo – Roberta Felix e João Miguel Lima

Balanço – Luci Sacoleira e Emi Teixeira

Laroyê – Vitor Batista e Germanno Santos

Planta Baixa – Dhiovana Barroso e Rosana Reis

Afulepa – Mauro Reis e Dani Rachid

Eu também sou uma cidade – Priscilla Sousa e Paloma Pajarito

SERVIÇO 

O quê: Seminário Cabeças de Papel: Ideias Flamejantes

Quando: Dias 17, 18 e 19, a partir das 14h

Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema) e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema)

GRATUITO 

Mais informações e inscrições: Fernanda Meireles (85-99935-4269) ou cabecasdepapel4@gmail.com