Porto Iracema recebe programação formativa da mostra Retroexpectativa 2018/2019 do Cinema do Dragão 

A escola Porto Iracema das Artes recebe de 14 a 18 de janeiro a oficina “Ateliê de Crítica Cinematográfica”, como parte da programação formativa da Mostra Retroexpectativa 2018/2019 do Cinema do Dragão. A oficina será ministrada pelo curador, crítico de cinema e atual programador do Cinema do Dragão, Pedro Azevedo. A mostra acontecerá de 17 a 30 de janeiro e reunirá 74 longas-metragens exibidos em duas semanas, além de debates com realizadores brasileiros, masterclass e a oficina. Com carga-horária de 15h, o ateliê está ofertando 10 vagas e os interessados devem se inscrever através deste LINK até às 12h da próxima sexta-feira, 11 de janeiro. O resultado será divulgado pelo site, na mesma data.
A proposta do ateliê, que acontecerá das 10h às 13h, na Escola, consiste em trabalhar noções teóricas e práticas da crítica cinematográfica, construindo um local de experimentação onde os participantes possam escrever textos sobre os filmes exibidos durante a mostra Retroexpectativa 19’. Entre os temas abordados, pretende-se estudar os meios enunciadores da crítica cinematográfica e de que forma o espaço de veiculação altera a estrutura do texto crítico.
Serão abordados também métodos e técnicas de análise fílmica, estudo de textos e trechos de filmes, e a compreensão da crítica de cinema enquanto instrumento de reflexão, abrindo diálogos entre os elementos internos e externos de um filme. As críticas produzidas no ateliê serão coeditadas pelo facilitador e publicadas no blog do Dragão. Além das aulas, os participantes serão agraciados com credenciais de livre acesso ao Cinema do Dragão durante todo o período da mostra Retroexpectativa 19’.
Sobre o facilitador
Mestrando em Estudos de Arte pela Universidade do Porto, com especialização em curadoria, museologia e crítica de arte, Pedro Azevedo é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza e atua como curador do Cinema do Dragão desde 2013, onde já programou diversas mostras e festivais como a tradicional Retroexpectativa, Fotofestival Solar e o FAROL (Festival Internacional de Cinema de Fortaleza). Enquanto crítico, já colaborou com o Jornal O Povo nas coberturas dos festivais de Berlim e de Cannes, além de ser membro da Associação brasileira de críticos de cinema (Abraccine), por onde já integrou júris em diversos festivais nacionais e foi autor no livro Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais. Também ministrou oficinas de crítica e curadoria para o curso de cinema audiovisual da Unifor e foi co-idealizador do TVCine Dragão, programa de debates exibido pela TV Ceará entre 2015 e 2017.
Serviço
O quê: Oficina “Ateliê de Crítica Cinematográfica”, com Pedro Azevedo
Quando: 14 a 18 de janeiro, das 10h às 13h
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Inscrições até 11 de janeiro: LINK
Gratuito