Escola de Formação e Criação do Ceará

terra barbara

Porto Iracema recebe lançamento coletivo de livros sobre Petrúcio Maia, Fausto Nilo e Ednardo

terra barbara

A vida e a obra de Petrúcio Maia, Fausto Nilo e Ednardo, alguns dos maiores nomes da música cearense, foram o mote para três ensaios biográficos, que serão lançados às 19 horas desta terça-feira, 27, no auditório do Porto Iracema das Artes. Os livros compõem a coleção Terra Bárbara, publicada pelas Edições Demócrito Rocha.

A trajetória do pianista, cantor e compositor Petrúcio Maia, que protagonizou o cenário musical do Ceará entre os anos 1970 e 1980, é narrada pela cantora e compositora Mona Gadelha, que coordena o Laboratório de Música do Porto. O arquiteto de Quixeramobim e autor de algumas das composições mais emblemáticas da música popular brasileira, Fausto Nilo, teve a história contada pelo jornalista Marcos Sampaio. Já Ednardo, um dos ícones do movimento Pessoal do Ceará, autor de sucessos como “Pavão Misterioso” e “Enquanto Engoma a Calça”, foi biografado por Wagner de Castro.

Para celebrar com música, além do bate-papo, o lançamento contará com​ uma apresentação especial da​ Orquestra Popular do Nordeste (OPN), ​projeto selecionado para o Laboratório de Música 2017, no Porto Iracema​, com tutoria do pianista André Mehmari​. O repertório​ da OPN é uma pesquisa das obras de grandes compositores cearenses, dos primórdios aos contemporâneos. ​

Petrúcio Maia
Não é de hoje que a também jornalista Mona Gadelha se interessa pela obra de Petrúcio Maia. O que, segundo ela, facilitou o processo de pesquisa e de escrita do livro. “Tive uma facilidade maior, já que tinha uma relação de proximidade com ele, como amiga. Além disso, pude entrevistar grandes amigos, como Ricardo Bezerra, Rodger Rogério, Francisco Casa Verde e Brandão, parceiro de autoria de muitas canções de Petrúcio”, conta.

SERVIÇO
Lançamento coletivo dos ensaios biográficos “Petrúcio Maia”, “Fausto Nilo” e “Ednardo”, coleção Terra Bárbara, Edições Demócrito Rocha

Quando: 27 de junho, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes
(Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Entrada gratuita.