Escola de Formação e Criação do Ceará

Jean-Claude Bernardet_1253651021

Porto Iracema recebe Jean Claude Bernardet em debate sobre “cinema de garagem”

Jean-Claude Bernardet_1253651021
Jean Claude Bernardet

Logo mais, às 19h, o Porto Iracema das Artes recebe Jean-Claude Bernardet e Adirley Queirós no debate “O ‘cinema de garagem’ no Brasil hoje: perspectivas e desafios”, com mediação de Marcelo Ikeda. O evento é gratuito e  no auditório da escola. O debate integra a programação da Mostra Cinema de Garagem, que será realizada em Fortaleza (Cinema do Dragão, entre 17 e 23 de julho) e no Rio de Janeiro (Centro Cultural da Justiça Federal e Museu de Arte do Rio, entre 1º e 10 de agosto).

No evento, Jean-Claude Bernardet e Adirley Queirós falam sobre o cenário crescente de obras audiovisuais baratas e inventivas. Muitas delas surgem fora do eixo Rio-São Paulo e têm os processos de produção e divulgação possibilitadas pelas tecnologias digitais. Ao público, fica o questionamento: É possível afirmar que hoje há uma perspectiva de consolidação de um “cinema de garagem” no país? Quais são os principais desafios para o amadurecimento dessa cena?

Jean-Claude Bernardet é um dos principais críticos da história do cinema brasileiro, professor da ECA/USP e autor de alguns dos mais importantes livros sobre o cinema brasileiro moderno, como “Cineastas e imagens do povo” (1985) e “Historiografia Clássica do Cinema Brasileiro” (1995). Bernardet também é ator de dois filmes presentes na mostra: “Amador”, de Cristiano Burlan, e “Pingo d’água”, de Taciano Valério.

O cineasta Adirley Queirós é um dos expoentes do atual cinema de garagem brasileiro. Desenvolveu toda a sua filmografia em torno da Ceilândia, no Distrito Federal, numa mescla entre ficção e documentário. Seu curta “O Rap da Ceilândia” recebeu o prêmio de melhor curta no Festival de Brasília e seu primeiro longa-metragem “A Cidade É Uma Só?” foi o Melhor Filme na Mostra de Tiradentes em 2012.

Além dos debates e palestras, a Mostra Cinema de Garagem exibe 18 longas-metragens feitos em várias regiões brasileiras no Cinema do Dragão, com ingressos entre R$ 1,50 (meia) e R$ 3 (inteira). Para mais informações, acesse aqui o site do cinema de garagem.

Serviço:

Debate “O ‘cinema de garagem’ no Brasil hoje: perspectivas e desafios”
Quando: 21 de julho, às 19h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes
Evento gratuito