Escola de Formação e Criação do Ceará

fotopoeticas_aula-aberta-e-oficina_capa-site

Porto Iracema recebe aula aberta e oficina gratuita de Fotobiografia

fotopoeticas aula aberta e oficina capa site

Atividades acontecerão na Escola no dia 30 de maio e nos meses de junho e julho

O Laboratório das Artes e das Juventudes da Universidade Federal do Ceará – Lajus UFC, em parceria com o Programa de Fotopoéticas do Porto Iracema das Artes, realiza duas atividades voltadas para os amantes de fotografia. As ações são uma iniciativa de Felipe Camilo e integram sua pesquisa de Doutorado na UFC. A primeira será a aula aberta com tema “Fotobiografias”, no dia 30 de maio, às 19h, na Sala A3 do Porto. A segunda é uma oficina, com o tema “Fotobiografia – Ensaio e filmes nos celulares do Poço da Draga”, que será dividida em dois módulos com duração total de um mês, sempre das 18h30 às 20h30, na Sala A5. As inscrições serão abertas no dia 23 de maio e seguem até o dia 3 de junho.

Tanto a aula aberta quanto a oficina têm como objetivo apresentar a noção de fotobiografia como abordagem de memórias pessoais e audiovisuais com arquivos de celulares. A aula aberta, que terá como tema “Fotobiografias”, contará com facilitação de Felipe Camilo e Álvaro Graça, além da participação das professoras Glória Diógenes e Cristina Maria da Silva. Ação acontecerá na última quinta-feira de maio, no dia 30, às 19h, na Sala A3, aberta ao público.

Oficina
A oficina, por sua vez, seguirá de 17 de junho a 16 de julho e também será facilitada por Felipe e Álvaro. Com tema “Fotobiografia – Ensaios e filmes nos celulares do Poço da Draga”, a formação pretende criar em coletivo um projeto de instalação expográfica no interior da comunidade do Poço da Draga. A ação acontecerá em parceria com moradores da própria comunidade e será dividida em dois módulos: o primeiro, de 17 a 21 de junho, com encontros de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 20h30; e o segundo, de 25 de junho a 16 de julho, com encontros às terças e quintas, também das 18h30 às 20h30. Ambos os módulos acontecerão na Sala A5 do Porto.

Para a oficina, são ofertadas 25 vagas e as inscrições serão feitas pelo e-mail oficinadefotobiografia@gmail.com. Os interessados devem enviar um e-mail com o título “Inscrição”, contendo as seguintes informações: nome completo, idade, telefone, e-mail, endereço e um texto de até 1.500 caracteres falando do interesse em participar da oficina. As inscrições seguem até dia 3 de junho e o resultado será divulgado no dia 10 por e-mail e no site do Porto Iracema.

Sobre os Facilitadores

Felipe Camilo
Negro. Nordestino. Cearense. Artista Visual com enfoque em fotografia e cinema. Dedica-se ao documental e à experimentação. Pesquisador pela UFC, atualmente desenvolve tese nas áreas de antropologia, imagem, memória e cidade.

Álvaro Graça Júnior
Documentarista e cinematógrafo. Realiza filmes sobre o Poço da Draga, comunidade na Praia de Iracema onde reside. Tendo em sua formação audiovisual a organização não-governamental Alpendre, atualmente trabalha na UFC-TV. Tem como temas recorrentes em sua produção’memória’, ‘periferia’ e a cidade de Fortaleza.

Professoras Convidadas

Glória Diógenes
Professora Titular do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFC. Pesquisadora do CNPQ. Membro-fundadora da Rede Luso-Brasileira de Pesquisadores em Artes e Intervenções Urbanas-R.A.I.U. Coordenadora do Laboratório das Artes e das Juventudes-LAJUS da UFC e membro fundadora da Rede Todas as Artes, Todos os Nomes. Membro da REAJ – Rede de Estudos sobre Experiências e Ações Juvenis.

Cristina Maria da Silva
Professora Associada do Departamento de Ciências Sociais da UFC desde 2010. Doutora em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas. Membro Efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica – BIOGRAPH. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Rastros Urbanos, registrado no Diretório de Pesquisa do CNPq.

SERVIÇO
O que: Porto Iracema recebe aula aberta e oficina gratuita de Fotobiografia
Onde: Salas A3 e A5 do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Aula Aberta: 30 de maio, às 19h, na Sala A3
Oficina: 17 a 21 de junho e 25 de junho a 16 de julho, das 18h30 às 20h30, na Sala A5
Inscrições de 23 de maio até dia 3 de junho no e-mail: oficinadefotobiografia@gmail.com

*25 Vagas

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme

Publicado em: 23/05/2019