Escola de Formação e Criação do Ceará

programa-de-danca_semana-da-danca_capa-site

Porto Iracema realiza roda de conversa e aulas abertas nos dias 26 e 29 de abril em celebração ao Dia Internacional da Dança

programa de danca semana da danca capa site

Ações são feitas em parceria com o Curso de Dança da UFC, Prodança e Vila das Artes

 

No dia 29 de abril é comemorado o Dia Internacional da Dança, mas mundialmente os artistas e instituições ligadas à dança celebram a linguagem artística durante todo o mês. No Porto Iracema das Artes não é diferente. Nos dias 26 e 29, o Programa de Dança da Escola realiza ações em parceria com o Curso de Dança da Universidade Federal do Ceará – UFC, Prodança e a Escola Vila das Artes. Atividades vão de roda de conversa a aulas de dança gratuitas e abertas ao público.

Na sexta-feira, dia 26, o Pátio do Porto recebe uma roda de conversa com o mestre em Literatura, João Paulo Lima, a atriz, produtora e diretora de teatro, Jéssica Teixeira, e a bailarina e fundadora da Cia. de Dança Sobre Rodas, Renata Távora. Marcada para as 16h, a conversa terá como tema “O que pode a dança no corpo”.

Em seguida, às 18h, o diretor e coreógrafo Paulo Caldas ministra uma aula de Dança Contemporânea, também no Pátio. Sem limite de vagas, a atividade será voltada para o público presente e interessado em participar. Já às 19h, o professor de Hip Hop Luiz Paulo, o Coreano, segue o comando da noite com uma aula de Danças Urbanas.

Na manhã do dia 29, dia de celebração, o professor Rubéns Lopes ministra uma aula de Danças Africanas Ancestrais. Iniciando às 10h30, a aula também é aberta a todos os interessados e acontecerá no Pátio.

 

SOBRE OS ARTISTAS

joao paulo limaJoão Paulo Lima

Formado pela 3ª turma do Curso Técnico de Dança Contemporânea e mestre em Literatura pela UFC. Desde 2007 compõe seus processos criativos junto a outros artistas de Fortaleza, investiga outros artistas brasileiros como Estela Lapponi, Edu Oliveira e Marcos Abranches e vem pesquisando nos últimos 3 anos sobre protagonismos em dança e teatro de pessoas com deficiência no Brasil. Residiu em companhias da Inglaterra, como Candoco, Gravity & Legity, e da Irlanda, como Croi Glan Dance Company. Atualmente está inserido em pesquisas de performance arte junto ao Núcleo de Estudos em Performance.

 

 

 

 

jéssica 03Jéssica Teixeira

Atriz, produtora e diretora de teatro, começou a fazer teatro aos 7 anos e, em 2010, ingressou na primeira turma de Licenciatura em Teatro pela UFC. É mestra em Artes pelo PPGARTES-UFC. Integrou diversos grupos em Fortaleza como o “Pavilhão da Magnólia”, que ocupou como grupo residente por três anos o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno. Atualmente, desenvolve trabalhos com o “Terceiro Corpo”, com a “Trupe Motim de Teatro” (Quixeré-CE) e com os “Comedores de Abacaxi S/A”. Atualmente, dedica-se investigação pessoal do próprio corpo, estranho e disforme ,numa pesquisa sobre “Corpo Impossível”, mola propulsora para a criação do espetáculo E.L.A, onde está como atriz, produtora e dramaturga da obra.

 

 

 

 

renata tavoraRenata Távora

Fisioterapeuta com especialização em Psicomotricidade, bailarina, fundadora e diretora da Cia. de Dança Sobre Rodas. Desenvolve atividades de dança inclusiva na Associação Elos da Vida desde 2002, por esse trabalho recebeu os prêmios Klauss Vianna de Dança, Funcet e Secult.Coreografou os seguintes Espetáculos de Dança da Cia. de Dança Sobre Rodas: Emoções, Mudança, O Mundo Encantado das Borboletas e Dançando na Roda da Vida.

 

 

paulo caldas 106 ppPaulo Caldas

Formado em Dança Contemporânea na Escola Angel Vianna (RJ) e em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o diretor e coreógrafo Paulo Caldas tem sua produção artística marcada pela aproximação entre dança e audiovisual. Desde os anos 1990, sua produção coreográfica tem merecido diversos prêmios e distinções nacionais e internacionais. Suas obras já foram apresentadas em diversas cidades no Brasil, e também nos EUA, Japão, Itália, Alemanha e França. Ministra regularmente oficinas de dança pelo Brasil e já foi professor e coreógrafo convidado em importantes companhias nacionais. É diretor artístico do dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança (criado em 2003). Foi coordenador do Programa de Dança do Porto Iracema das Artes — Escola de Formação e Criação (Instituto de Arte e Cultura do Ceará / Dragão do Mar). É doutor em Educação e professor dos cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará desde sua criação, em 2011.

coreanoCoreano (Luiz Paulo)

Dança hip hop há 15 anos, fez aulas com a maioria dos precursores deste estilo. É integrante do grupo Bem vindo A Minha Casa, professor da escola Casulo e atualmente é aluno da VI turma do Curso Técnico em Dança.

 

 

 

 

 

rubens lopes

Rubéns Lopes

Artista e pesquisador de dança, performer e manequim. Habilitado para o ensino dos gêneros de Dança Moderna, Jazz Dance e Dança Contemporânea, Consciência Corporal, bem como alongamento para bailarinos e para não bailarinos.Tem pesquisas acadêmicas nas áreas de juventude e dança. É ativista do movimento negro na cidade de Fortaleza e também desenvolve pesquisas em danças negras.

 

 

 

 

 

 

SERVIÇO

O que: Roda de conversa “O que pode a dança no corpo”, com João Paulo Lima, Jéssica Teixeira e Renata Távora

Quando: Sexta-feira, dia 26, às 16h

Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO

 

O que: Aula de Dança Contemporânea, com Paulo Caldas

Quando: Sexta-feira, dia 26, às 18h

Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes

GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO

 

O que: Aula de Danças Urbanas, com Coreano (Luiz Paulo)

Quando: Sexta-feira, dia 26, às 19h

Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes

GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO

 

O que: Aula aberta de Danças Africanas Ancestrais, com Rubéns Lopes

Quando: Segunda-feira, dia 29, às 10h30

Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes

GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme

Publicado em: 16/04/2019