Escola de Formação e Criação do Ceará

Lab Cinema_Pablo Arellano

Porto Iracema realiza oficina de roteiro cinematográfico com o roteirista espanhol Pablo Arellano

artes de proa foto joyce s vidal 25

A atividade acontecerá de 11 a 15 de junho e as inscrições serão por ordem de chegada

O Porto Iracema das Artes, por meio do Laboratório de Cinema, realiza na próxima semana a oficina gratuita “Elementos Básicos do Roteiro Cinematográfico”, com o roteirista espanhol Pablo Arellano. O objetivo da oficina é dotar os participantes de ferramentas e conhecimentos necessários para começar a escrita de um projeto próprio de longa-metragem.

A atividade acontecerá de 11 a 15 de junho, das 9h às 13h, no Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto, o CENA 15. Não é necessário realizar inscrição prévia, mas são apenas 15 vagas abertas a todos os interessados. O preenchimento será por ordem de chegada no primeiro dia de atividade, a partir das 8h.

Com foco nos elementos básicos necessários à estruturação de um roteiro cinematográfico, o programa dedica atenção especial ao paradigma aristotélico de três atos. A ideia é apresentar aos participantes os conceitos teóricos e de técnicas de análise e aprofundamento da estrutura cinematográfica. As etapas de desenvolvimento de cenas estruturantes do roteiro, criação de personagens, utilização de ferramentas de eixo e sinopse argumentativa serão trabalhadas utilizando exercícios práticos.

No primeiro dia (11), Arellano fará uma introdução à narrativa clássica. No dia seguinte (12), será trabalhado o tema da estrutura clássica. Na quarta-feira (13), as discussões serão voltadas à figura da personagem. Na quinta (14), o roteirista abordará a análise de estrutura e ferramentas de eixo. E para finalizar, na sexta (15), o assunto será “Conflito, Tema e Sinopse”.

SOBRE O ROTEIRISTA

lab cinema pablo arellano 1Pablo Arellano nasceu na Espanha, em 1982. Graduado em Comunicação Audiovisual pela Universidade Complutense de Madri, ele é especialista em roteiro de cinema pelo Instituto de Cinema de Madri e especializado em Roteiro de Cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba. Já trabalhou em mais de trinta produções cinematográficas entre curtas e longas-metragens, sempre nas áreas de roteiro, direção e edição. Seus trabalhos foram premiados em festivais internacionais como Cannes, San Sebastián, Munich, Biarritz e Havana.

Atualmente, Pablo trabalha como roteirista e consultor de roteiro em diversos projetos audiovisuais entre Brasil, Espanha, Cuba e República Dominicana. É professor de cinema do Centro de Altos Estudios Universitarios da OEI e trabalha como curador no Festival Ibero-Americano Cine Ceará desde 2015. Além disso, ele também ministra oficinas de cinema em escolas e instituições como La Piscifactoría e La Casa de Cultura em Espanha, a escola Porto Iracema das Artes e a Vila das Artes no Brasil, e na EICTV em Cuba.

SERVIÇO
Oficina Elementos Básicos do Roteiro Cinematográfico, com Pablo Arellano”
Quando: 11 a 15 de junho, das 9h às 13h
Onde: CENA 15 (R. José Avelino, 495 – Praia de Iracema)
Inscrições: Presencialmente no dia 11, a partir das 8h
15 VAGAS – GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 06/06/2018