Escola de Formação e Criação do Ceará

labcinema_aula-aberta-preparacao-de-elenco_nina-kopko_capa-site

Porto Iracema realiza aula aberta sobre preparação de elenco do filme “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”

 

preparacao de elenco euridice gusmao
Na foto, as atrizes Carol Duarte e Júlia Stockler durante a preparação de elenco para o filme A Vida Invisível de Eurídice Gusmão

A cineasta Nina Kopko fez a direção assistente de Karim Aïnouz no filme premiado em Cannes. O acesso à atividade, que ocorre em 24 de setembro, é gratuito

O Porto Iracema das Artes, por meio do Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15), realiza no dia 24 de setembro, no Pátio da Escola, a partir das 19h, a aula aberta aberta “A preparação de elenco em “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”. A atividade será conduzida pela cineasta, roteirista, tutora do Laboratório de Cinema do Porto e diretora assistente do filme, Nina Kopko, e contará com a participação da atriz Carol Duarte, protagonista do longa.  O acesso é gratuito.

Dirigido pelo cearense e também tutor do Lab Cinema, Karim Aïnouz, o filme tema da formação foi escolhido para abrir o o 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, em 30 de agosto, no Cineteatro São Luiz. Nina trabalhou no processo de preparação do elenco do filme por cerca de seis meses, da pré-produção à filmagem.

O novo longa de Aïnouz foi premiado como Melhor Filme na mostra Un Certain Regard no 72º Festival de Cannes, em maio deste ano. “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” é uma livre adaptação do romance homônimo de Martha Batalha e tem produção de Rodrigo Teixeira. Com participação de Fernanda Montenegro, o elenco tem ainda Carol Duarte, Júlia Stockler e Gregório Duvivier. O roteiro é assinado por Murilo Hauser.

SOBRE NINA KOPKO

lab cinema nina kopko juri 2019 foto alan souza
Foto: Alan Sousa

Formada em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nas áreas de roteiro, direção e preparação de elenco. Foi diretora assistente do longa-metragem “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” (dir. Karim Aïnouz, 2019), que venceu o prêmio de melhor filme da mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes de 2019. Também foi diretora assistente de “O Silêncio do Céu” (Marco Dutra, 2016). Fez a preparação de elenco do filme “Dentes” (Pedro Arantes e Júlio Taubkin, 2019) e a montagem dos documentários “Operações de Garantia da Lei” e da “Ordem” (Julia Murat e Miguel Ramos, 2017) e “Nós” (Pedro Arantes, 2018). Foi assistente de direção e colaboradora do roteiro de “Guigo Offline” (René Guerra, 2017), e também assistente de direção e pesquisadora de série HQ – Edição Especial (Angelo Defanti, HBO, 2016). Atuou como supervisora de desenvolvimento de projetos da produtora RT Features nos anos de 2014 e 2015. Atualmente, é tutora do Laboratório de Roteiros da Escola Porto Iracema das Artes e leciona na Academia Internacional de Cinema.

SOBRE CAROL DUARTE 

carol duarte divulgacao 2

Carol Duarte acaba de protagonizar “A Vida Invisível”, dirigido por Karim Aïnouz, filme vencedor do prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes e selecionado para representar o Brasil no Oscar 2020. Estreou na televisão em 2017 com o personagem Ivan, na novela “A Força do Querer” (Rede Globo), um jovem que se reconhecia transexual. Com esse trabalho ganhou diversos prêmios, dentre eles o de Revelação do Ano – Prêmio F5 (Folha de São Paulo), Atriz Revelação – Melhores do Ano da Rede Globo e a indicação de melhor atriz pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Recentemente fez a personagem Stefânia na novela O Sétimo Guardião, também da Rede Globo.

Começou sua formação nas Oficinas públicas de Teatro, em São Bernardo do Campo, e seguiu para Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, além de ter cursado humor na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Hoje está com o espetáculo “As Siamesas – Talvez eu Desmaie no Front”, do qual é idealizadora, produtora e atriz em parceria com Carla Zanini.

Atuou em mais de 20 espetáculos, entre eles: Ensaio Sob(re) Angústia, com direção de Lucienne Guedes Fahrer; O Quarto Rosa e A Visita da Velha Senhora, ambos com direção de Celso Frateschi; As Preciosas Ridículas, com direção de Heraldo Firmino, entre outros.

SERVIÇO
O quê: Aula aberta sobre preparação de elenco do filme “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, com Nina Kopko e Carol Duarte 
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Quando: Terça-feira, dia 24 de setembro, às 19h
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 22/08/2019. Atualizado em 13/09/2019.