Porto Iracema realiza aula aberta sobre preparação de elenco do filme “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”

 

Na foto, as atrizes Carol Duarte e Júlia Stockler durante a preparação de elenco para o filme A Vida Invisível de Eurídice Gusmão

A cineasta Nina Kopko fez a direção assistente de Karim Aïnouz no filme premiado em Cannes. O acesso à atividade, que ocorre em 24 de setembro, é gratuito

O Porto Iracema das Artes, por meio do Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15), realiza no dia 24 de setembro, no Pátio da Escola, a partir das 19h, a aula aberta aberta “A preparação de elenco em “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”. A atividade será conduzida pela cineasta, roteirista, tutora do Laboratório de Cinema do Porto e diretora assistente do filme, Nina Kopko, e contará com a participação da atriz Carol Duarte, protagonista do longa.  O acesso é gratuito.

Dirigido pelo cearense e também tutor do Lab Cinema, Karim Aïnouz, o filme tema da formação foi escolhido para abrir o o 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, em 30 de agosto, no Cineteatro São Luiz. Nina trabalhou no processo de preparação do elenco do filme por cerca de seis meses, da pré-produção à filmagem.

O novo longa de Aïnouz foi premiado como Melhor Filme na mostra Un Certain Regard no 72º Festival de Cannes, em maio deste ano. “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” é uma livre adaptação do romance homônimo de Martha Batalha e tem produção de Rodrigo Teixeira. Com participação de Fernanda Montenegro, o elenco tem ainda Carol Duarte, Júlia Stockler e Gregório Duvivier. O roteiro é assinado por Murilo Hauser.

SOBRE NINA KOPKO

Foto: Alan Sousa

Formada em Cinema pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nas áreas de roteiro, direção e preparação de elenco. Foi diretora assistente do longa-metragem “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” (dir. Karim Aïnouz, 2019), que venceu o prêmio de melhor filme da mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes de 2019. Também foi diretora assistente de “O Silêncio do Céu” (Marco Dutra, 2016). Fez a preparação de elenco do filme “Dentes” (Pedro Arantes e Júlio Taubkin, 2019) e a montagem dos documentários “Operações de Garantia da Lei” e da “Ordem” (Julia Murat e Miguel Ramos, 2017) e “Nós” (Pedro Arantes, 2018). Foi assistente de direção e colaboradora do roteiro de “Guigo Offline” (René Guerra, 2017), e também assistente de direção e pesquisadora de série HQ – Edição Especial (Angelo Defanti, HBO, 2016). Atuou como supervisora de desenvolvimento de projetos da produtora RT Features nos anos de 2014 e 2015. Atualmente, é tutora do Laboratório de Roteiros da Escola Porto Iracema das Artes e leciona na Academia Internacional de Cinema.

SOBRE CAROL DUARTE 

Carol Duarte acaba de protagonizar “A Vida Invisível”, dirigido por Karim Aïnouz, filme vencedor do prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes e selecionado para representar o Brasil no Oscar 2020. Estreou na televisão em 2017 com o personagem Ivan, na novela “A Força do Querer” (Rede Globo), um jovem que se reconhecia transexual. Com esse trabalho ganhou diversos prêmios, dentre eles o de Revelação do Ano – Prêmio F5 (Folha de São Paulo), Atriz Revelação – Melhores do Ano da Rede Globo e a indicação de melhor atriz pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte). Recentemente fez a personagem Stefânia na novela O Sétimo Guardião, também da Rede Globo.

Começou sua formação nas Oficinas públicas de Teatro, em São Bernardo do Campo, e seguiu para Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, além de ter cursado humor na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. Hoje está com o espetáculo “As Siamesas – Talvez eu Desmaie no Front”, do qual é idealizadora, produtora e atriz em parceria com Carla Zanini.

Atuou em mais de 20 espetáculos, entre eles: Ensaio Sob(re) Angústia, com direção de Lucienne Guedes Fahrer; O Quarto Rosa e A Visita da Velha Senhora, ambos com direção de Celso Frateschi; As Preciosas Ridículas, com direção de Heraldo Firmino, entre outros.

SERVIÇO
O quê: Aula aberta sobre preparação de elenco do filme “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, com Nina Kopko e Carol Duarte 
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Quando: Terça-feira, dia 24 de setembro, às 19h
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 22/08/2019. Atualizado em 13/09/2019.