Escola de Formação e Criação do Ceará

labartesvisuais_cinema-e-resistencia_capa-site

Laboratório de Artes Visuais promove aula aberta “Imagens do trabalho: cinema e representação” com Virgínia Pinho

labartesvisuais cinema e resistencia capa site

Atividade é uma realização do Laboratório de Artes Visuais da Escola e acontece na próxima terça-feira, 23 de janeiro

O Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes realizará na próxima terça-feira (23) a aula aberta “Imagens do trabalho: cinema e representação”, com a artista visual Virginia Pinho. A atividade será baseada na obra “A saída dos operários da fábrica” e no projeto “Labour in a single shot”, de Harun Farocki. O evento é voltado a estudantes de cinema, artes visuais e interessados em geral, e acontecerá no Auditório do Porto, a partir das 19h. O acesso é gratuito.

A proposta é discutir como o cinema viu a sociedade do trabalho através da recorrente saída da fábrica, do controle dos corpos e sua subversão, baseado na obra “A saída dos operários da fábrica” e do projeto “Labour in a single shot”, do cineasta alemão Harun Farocki (1944-2014). A partir desse conjunto de reflexões, Virgínia pretende conduzir uma experimentação sobre as representações do trabalho com a produção e uso de imagens, num diálogo com seu trabalho como artista visual.

Virgínia participou da última edição do Laboratório de Artes Visuais, em 2017, com o projeto “Isolamento Compulsório”, a partir da memória dos residentes na Colônia Antônio Justa, em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza. Ela desenvolveu o projeto em parceria com Leo Silva, sob tutoria de Ednei de Genaro.

virginia 2018a

Virgínia Pinho é artista visual e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas sobre cinema e as representações dos mundos do trabalho, memória e o uso de arquivos nas artes.

SERVIÇO
O que: Aula aberta “Imagens do trabalho: cinema e representação”, com Virgínia Pinho
Quando: Terça-feira, 23 de janeiro, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO

 

 

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 17/01/2018