Escola de Formação e Criação do Ceará

CE_PA

Porto realiza oficinas no projeto Ceará Pacifico

cepacifico

Como levar a escola Porto Iracema das Artes para dentro das escolas de comunidades de risco da cidade de Fortaleza?” Foi a partir do anseio compartilhado por ex-alunos da escola, professores e coordenadores que surgiram os primeiros contatos com o projeto do governo do estado do Ceará, ‘Ceará Pacífico’.O ‘Ceará Pacífico’ é coordenado pela vice-governadora Izolda Cela e tem como o maior objetivo, construir uma cultura de paz em todo território cearense, agindo a partir de políticas públicas interinstitucionais, de prevenção social e segurança pública. A proposta é a melhoria de contexto urbano, apoiando as atividades de grupos de jovens e líderes comunitários em prol de extinguir situações de violências entre as comunidades que compõem a região metropolitana.

A ponte criada entre a escola  Porto Iracema das Artes e o Ceará Pacífico fortifica a arte e educação como ferramentas de pacificação, e só foi possível com a total integração dos diretores de escolas das áreas envolvidas, lideres comunitários e principalmente os jovens (muitos deles alunos e ex-alunos do Porto). O eixo de atuação inicial é o bairro Vicente Pinzon, sendo o projeto-piloto iniciado em 2015.

A partir da esfera dos nossos Cursos Básicos, que se dividem em Artes Cênicas, Audiovisual e Artes Visuais e Multimídia, realizamos as oficinas nas áreas de Audiovisual, Teatro, Games, Música, Cartografia, Comunicação etc. Algumas oficinas já passaram por diversas escolas entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017, como Jogos Teatrais, Iniciação Teatral, História em Quadrinhos, Brinquedos Ópticos, Stop Motion, Criação de Cineclube, Rádio- Escola, Arte e Educação e a oficina Game inception: O Jogo de Criar o Jogo. Essas e outras atividades compõem um cronograma que se estende até abril de 2017.

portoiracemadasartes ceara pacifico escola ositres pontes
Aula-show: Movimentos Musicais e Juventude com Mona Gadelha
As escolas que participam da parceria são: Matias Beck, Maria Ângela, Murilo Borges, Eudes Veras, Helenita Mota, Paulo Eupídio, Jociê, Santo Amaro, Patativa, Osires Pontes, Júlia Alves, Michelson Nobre, Caic Raimundo Gomes de Carvalho, São Francisco- Canidezinho, São Francisco- Bom Jardim, Dragão do Mar,  Na Paz, além do CREAS, CRAS Serviluz, CRAS Mucuripe, CITS, CVT Portuário, e Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).
portoiracemadasartes luciana livia ceara pacifico 2
Registros da aula-show: Movimentos Musicais                          e Juventude com Mona Gadelha

 

Confira a baixo a lista de oficinas e quais escolas foram selecionadas – Período Jan/Fev/Mar/Abr

portoiracemadasartes cp 1portoiracemadasartes cp 2portoiracemadasartes cp 3portoiracemadasartes cp 4portoiracemadasartes cp 5portoiracemadasartes cp 6