Porto Iracema oferece minicurso sobre montagem em audiovisual com Ednei de Genaro

“Montagem em dois tempos: da criação de consciências ao diálogo entre emancipações intelectuais”. Este é o título do minicurso oferecido pela escola Porto Iracema das Artes com o pesquisador Ednei de Genaro, um dos tutores do Laboratório de Criação em Artes Visuais deste ano. A formação acontece nos próximos dias 27 e 28 de julho, das 15h às 18h, na sala A 1.

No minicurso, será abordada a questão da crítica das imagens nas artes audiovisuais, especialmente na cinematográfica, propondo uma periodização e uma compreensão teórica de dois significativos regimes estéticos, o brechtiano (dos anos 1960 e 1970) e o pós-brechtiano (dos anos 1980 ao contemporâneo). Na esteira das discussões abertas pelas obras de Jacques Rancière e Harun Farocki, procuraremos especificar os diferentes tipos de montagem e de espectador enfatizados por esses regimes, dando exemplos a respeito. 

Voltado aos estudantes de cinema, artes visuais e interessados em geral, o minicurso tem 30 vagas. Para se inscrever, basta preencher este formulário no link abaixo.

Formulário de Inscrição [Encerrado]

Ednei de Genaro é o tutor do projeto “Isolamento Compulsório”, de Virgínia Pinho e Léo Silva, um dos selecionados para o Lab Artes Visuais 2017. Doutor em Comunicação, é atualmente professor substituto de Ciências Sociais da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. O foco maior de suas pesquisas são as atuais sociologia e filosofia políticas a partir das tecnologias digitais. Como pesquisador, aprecia ainda os entrecruzamentos de estética (cinema, música, pintura etc), tecnologia e política, bem como busca trabalhar com a perspectiva arqueológica. Sua tese de doutorado foi sobre a obra do cineasta, pensador e operador de mídias alemão Harun Farocki.