Porto Iracema lança galeria virtual com trabalhos de 19 artistas e pesquisadores que passaram pela Escola

Registro da performance Trouxa de Afetos ou histórias cartografadas, de Núbia Agustinha. Foto de Willian Ferreira.

A Galeria Escotilha é uma iniciativa virtual e poderá será acessada pelo site da Escola. As obras foram selecionados na chamada de trabalhos da programação Sete Mares do Porto, em agosto.

Com o objetivo de criar um espaço para apreciação e construção coletiva de obras das áreas formativas de Artes Visuais e Fotopoéticas, a Escola Porto Iracema das Artes lança a Galeria Escotilha – acesse AQUI. No ar a partir desta quarta-feira (30), o espaço é resultado da primeira chamada de trabalhos voltadas a ex-alunes, tutores e professores dos Programas da Escola, promovida para a programação especial Sete Mares do Porto, que celebrou os 7 anos da instituição, em agosto. Ao todo, 19 artistas foram selecionados.

O espaço virtual reúne ensaios fotográficos, bordados, fotoperformances, colagens, desenhos, pinturas, entre outros formatos e intervenções, e pode ser acessado por meio do site da Escola. As produções são de artistas que integraram os Cursos Básicos em Artes Visuais, o Laboratório de Artes Visuais e o Programa de Fotopoéticas em anos anteriores. O título escolhido deriva do vocabulário náutico, no qual a escotilha é um dispositivo que permite a entrada de ar e luz e conecta as partes de uma embarcação.

Peça da série de bordados “Que a gente não se esqueça da nossa própria humanidade e que não nos roubem nunca o direito de sentir”, de Beatriz Gurgel.

A iniciativa procura ir além de apenas organizar e expor acervos artísticos. Os pensamentos, as sensações e as experiências vivenciadas por quem navega pela galeria poderão ser compartilhadas em textos críticos. A participação pode ser através do envio do texto por e-mail (poeticasdoporto@gmail.com). Além disso, está prevista a atualização do espaço com futuras chamadas de trabalho.

Pensada para lançar um olhar aprofundado para as produções em artes visuais realizadas no Porto Iracema, a ideia iniciou com uma curadoria de obras de ex-integrantes do Laboratório de Artes Visuais e expandiu para as demais esferas formativas, com inscrições para participação abertas no período de 16 a 29 de julho e resultado divulgado em 3 de agosto. Durante esse período, diversos formatos e propostas puderam ser submetidas através de formulário online de inscrição, com o limite de até três trabalhos.

O Pendurado, de Victor Cavalcante.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: “Escotilha”: Porto Iracema das Artes lança galeria virtual com artistas e pesquisadores de variadas linguagens e Programas da Escola

Quando: a galeria pode ser acessada a partir desta quarta-feira (30)

Onde: http://escotilha.portoiracemadasartes.org/

Para enviar críticas sobre os trabalhos e obter mais informações sobre a galeria: poeticasdecoexistencia@gmail.com

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Pedro Victor Lacerda

Publicado em 30/09/2020