Escola de Formação e Criação do Ceará

AgathaCreston_expoFOTOquarentena

Com Coletivo Perigrafia, Porto Iracema discute exposição de fotografias afetivas na quarentena

agathacreston expofotoquarentena
Foto de Agatha Creston, #ExpoFOTO Quarentena

O grupo já realizou uma exposição online com as produções, que estão disponíveis ao público, e já lançou nova chamada de trabalhos

A série de lives sobre fotografia do Porto Iracema das Artes, Conversas Fotopoéticas, volta a discutir a produção de imagens que retratam a quarentena. Os fotógrafos Karine Araújo e Léo Silva representam o coletivo fotográfico Perigrafia e são os convidados desta quinta edição. O evento segue no Instagram oficial do Porto, a partir das 16h, na próxima quinta-feira (28).

Os convidados do Perigrafia vão abordar a recente chamada de trabalhos feita pelo coletivo, que resultou em uma exposição online intitulada “Expofoto #quarentena” e foi selecionada para o edital Cultura Dendicasa, lançado pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). O catálogo virtual pode ser acessado AQUIA exposição pode ser conferida no Instagram do coletivo, bem como a nova chamada de trabalhos lançada nesta quinta-feira (21).

O sentimento de saudade e a esperança de reencontrar pessoas amadas em um futuro próximo são algumas das ideias pensadas para a chamada das produções. Além disso, devido ao período de pandemia da Covid-19, um olhar diferenciado para a cidade permite apreciar as paisagens de Fortaleza por meio da fotografia.

O Conversas Fotopoéticas já realizou quatro edições, sendo a última com o artista visual e pesquisador Alexandre Sequeira. A mediação continua no comando de Iana Soares, coordenadora do Programa de Fotopoéticas do Porto Iracema.

Sobre o Coletivo Perigrafia

Em 2018, através da união de diversos artistas visuais da periferia de Fortaleza (organizados em coletivos ou não), que têm seus olhares voltados para a fotografia, formaram o coletivo Perigrafia com o intuito de juntar as experiências e criar projetos para ocupar os espaços da cidade. As fotógrafas/os que compõem o grupo caminham também em outras linguagens em meio à arte, trazendo muito de si, do seu lugar e de como se representam na cidade; um olhar diferente do que a mídia mostra sobre os locais onde se encontram esses artistas marginalizados. Assim, Perigrafia é um coletivo marginalizado na cidade de Fortaleza e que vem de pouco em pouco tomado os espaços que eram e serão nossos.

Sobre Karine Araújo

55 85 9722 5816 20191209 223213 1

Karine Araujo é fotógrafa, iniciou seus estudos em fotografia em 2016 e, para além de fazer imagens, também busca discutir as questões envolvidas, desde referências à responsabilidade da imagem (estática ou em movimento) e de quem a faz.

Sobre Léo Silva

img 20200520 wa0026

Leo Silva é escritor, fotógrafo e videomaker. Trabalha com produção audiovisual e é um dos colaboradores que escreve na revista comunitária “Uma Filomena”. Sendo também voluntário na Biblioteca Comunitária do Santa Filomena — Biblioteca da Filó. Começou a atuar na fotografia em 2015 e sua primeira exposição individual intitula-se “Simples Cidade – Simplicidade”, onde fotografou boa parte das comunidades que compõem o Grande Jangurussu. Em 2019 lançou um livro com o poeta Talles Azigon, o SARAL #2, participando com suas fotografias. Abriu a segunda exposição individual “Meninos de Deus”, que tem como tema um grupo de esporte da sua comunidade e finalizou o ano participando da Exposição Colaborativa BUDEGAS.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Escola Porto Iracema das Artes discute exposição de fotografias afetivas e da Cidade na quarentena com Coletivo Perigrafia
Quando: Quinta-feira, 28, a partir das 16h
Onde acessar: Perfil oficial do Porto Iracema das Artes no Instagram

Fique em casa, por você e pelos outros!

Para saber todas as informações sobre o novo Coronavírus, acesse https://coronavirus.ceara.gov.br/ ou ligue 24h no 0800 275 1475.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Pedro Victor Lacerda
Publicado em 22/05/2020