Porto Iracema das Artes recebe oficina “Conhecendo o flamenco através do violão”

 


A formação, no dia 17 de setembro, será orientada pelo mestre em Música Cyran Costa na Sala de Música da Escola

Na próxima terça-feira, dia 17 de setembro, a Sala de Música do Porto Iracema das Artes recebe a oficina “Conhecendo o flamenco através do violão”, que será orientada pelo mestre em Música Cyran Costa, das 15h às 17h. Serão disponibilizadas 20 vagas, a serem preenchidas por ordem de chegada no dia da aula. A formação, organizada pelo Laboratório de Música da Escola, é gratuita.

A oficina será dividida em duas partes. Na primeira, haverá uma breve introdução teórica ao flamenco com apresentação dos principais palos (ritmos) flamencos, vivenciados através do acompanhamento de palmas dos participantes. A segunda parte será marcada por explanação introdutória à guitarra flamenca e exercícios práticos. Qualquer pessoa que esteja presente na formação pode participar na primeira parte. Já na segunda, é necessário saber tocar violão.

Sobre Cyran Costa

Mestre em Música pela Unicamp (2004), bacharel em violão pela UFPB, pesquisador na área de etnomusicologia, educação musical e musicologia histórica (música barroca), Cyran atuou como professor substituto no curso de Graduação em música da UFPB, UFRN e no CEFET-PB; em 2013 integrou o comitê local do VI Encontro Nacional da ABET (Associação Brasileira de Etnomusicologia. Gravou CD’s com a Orquestra de Violões da Paraíba, da qual é integrante desde sua criação em 1992, sendo, hoje, um dos regentes e arranjador. Compõe trilhas sonoras para peças teatrais e cinema. Em 2009, ganhou o prêmio Sivuca de Melhor Arranjo Instrumental, no festival da Arpub-PB. Fez masterclass internacional com os guitarristas flamencos Javier Conde, Flávio Rodrigues, Pituquete, Jose Antonio Rodriguez, Juan Manuel Cañizares, Manolo Sanluncar, y Gerardo Nuñes.

Integrou o grupo de Jazz instrumental Multif Band. Atuou no Grupo Terramérica, com repertório de música tradicional latino-americana. Criador do grupo Mosayco, no qual toca guitarra flamenca, Alaúde Àrabe e Baglama turco. É professor de música efetivo no Instituto Federal da Paraíba desde 2013. Na Espanha, está fazendo doutorado sobre Flamenco no programa de Historia y Artes na Universidad de Granada, na área da etnomusicologia. Realiza concertos de música brasileira com os grupos: Sambaycin, Mediterraneo Samba Club, Duoaún, Trio Atril, Duo Chorizo, além de outras parcerias com artistas na Espanha.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Porto Iracema das Artes recebe oficina “Conhecendo o Flamenco através do violão”
Quando: 17 de setembro, das 15h às 17h
Onde: Sala de Música do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
20 vagas
Inscrições por ordem de chegada no dia da atividade.
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 12/09/2019