Porto Iracema das Artes recebe inscrições para oficina “Laboratório de livros em Artes Cênicas”

A formação acontece nos dias 19, 20 e 21 de novembro, com disponibilidade de 10 vagas. O acesso é gratuito

O Porto Iracema das Artes recebe de 08 a 14 de novembro inscrições para o Laboratório de livros em Artes Cênicas, cuja proposta é investigar possibilidades de concepção, edição, produção e distribuição de livros de teatro no Brasil, a partir da experiência de iniciativas editoriais independentes. A formação é gratuita e acontece nos dias 19, 20 e 21 deste mês, no Estúdio Audiovisual e no Ateliê da Escola. No dia 19, terça-feira, o encontro é aberto ao público e tem início às 19h. Nos outros dias, as atividades acontecem das 14h às 18h e têm dez vagas disponíveis, mediante seleção prévia.

A oficina será orientada pelos editores e dramaturgos Assis Benevenuto e Vinícius Souza, editores da Javali – única editora do País voltada exclusivamente para livros de teatro. Os dois partem de uma inquietação inicial: como pensar e publicar livros em artes cênicas hoje?

No primeiro dia do laboratório, os ministradores apresentam o percurso e a experiência da Javali, e a partir daí desdobram ideias, desafios e práticas criativas para o ramo da publicação teatral. Nos encontros seguintes, eles vão orientar projetos editoriais dos participantes selecionados. Interessados em participar devem enviar um breve currículo e apresentação de um projeto editorial pelo link http://inscricoesportoiracema.org.br/2019/. Os contemplados receberão confirmação por e-mail.

Sobre Assis e Vinícius
Assis Benevenuto faz parte do coletivo Quatroloscinco e Vinícius Souza, da plataforma Planos Incríveis, ambos sediados em BH. Juntos, já assinaram a dramaturgia de alguns espetáculos, ministraram oficinas de criação dramatúrgica e assumiram a coordenação do Núcleo de Pesquisa em Dramaturgia do Galpão Cine Horto. Na Editora Javali, além da curadoria e coordenação geral dos livros, a dupla organizou e apresentou a primeira Antologia da Dramaturgia de Belo Horizonte.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Porto Iracema das Artes recebe inscrições para oficina “Laboratório de livros em Artes Cênicas”
Quando: Inscrições de 08 a 14 de novembro, pelo link http://inscricoesportoiracema.org.br/2019/. Oficina nos dias 19 (19h), 20 e 21 (das 14h às 18h) de novembro
Onde: Estúdio Audiovisual e Ateliê da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 07/11/2019