Porto Iracema das Artes recebe Elton Panamby para aula aberta “Papo Reto”

O performer e artista visual que orienta seu trabalho por questões raciais e de gênero vai ministrar, ainda, o último módulo da Temporada Formativa do Lab Artes Visuais

A Escola Porto Iracema das Artes realiza, no dia 9 de dezembro, segunda-feira, a aula aberta “Papo Reto” com o performer e artista visual Elton Panamby. O encontro será a partir das 19h, no auditório, com acesso gratuito.

Além da aula aberta, Elton Panamby vem a Fortaleza para ministrar o 7º e último módulo da Temporada Formativa do Laboratório de Artes Visuais da Escola, com o título “Poéticas da Criação – Reintegração de Posse”. A formação acontece de 9 a 13 de dezembro.

Confira a ementa da aula aberta:

A aula aberta propõe debater sobre o racismo e transfobia institucionalizadas que operam diretamente sobre existências postas num lugar de subalternidade, marginalidade e vulnerabilidade. No âmbito da Arte, a partir do que se compreende segundo a herteronomatividade do sistema brancocêntrico, existe uma zona escamoteada onde as opressões da macropolítica se revelam em ambientes a princípio menos excludentes: escolas de arte, universidades, galerias, museus, acervos, uma infinidades de contextos que acabam por reproduzir violências contra corpas dissidentes e racializadas. É urgente que se rompa o padrão de silenciamento e que se trabalhe no sentido de olhar para as feridas escancaradas e cuidá-las com a devida atenção. Para além de uma aula aberta para estudantes, Papo Reto é uma aula para as instituições.

Sobre o artista
Elton Panamby é performer, professore, mãe, doula. Dedica-se à prática e pesquisa de performance, com foco na body art e ações radicais de limite psicofísico, desde a graduação e levando-as até o seu doutorado, que concluiu em 2017, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Seu trabalho é orientado por questões raciais e de gênero.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, com seis anos completados em 2019, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO
O quê: Porto Iracema das Artes recebe Elton Panamby para aula aberta “Papo Reto”
Quando: Dia 9 de dezembro, segunda-feira, a partir das 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação | Porto Iracema das Artes
Publicado em 28/11/2019