Escola de Formação e Criação do Ceará

programacao_fev_teatro_capa-site

Porto Iracema das Artes recebe cursos de dramaturgia com Hebe Alves e Cleise Mendes

programacao fev teatro capa site

As formações são uma parceria com o Programa de Formação em Artes Cênicas em Macrorregiões do Ceará

A Escola Porto Iracema das Artes receberá, nos próximos dias 10 a 15 de fevereiro, duas referências em dramaturgia no Brasil: as professoras Hebe Alves e Cleise Mendes, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Elas estarão em Fortaleza para ministrar dois cursos gratuitos. As ações fazem parte do Programa de Formação em Artes Cênicas em Macrorregiões do Ceará, realizado pelo Ministério do Turismo do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura, o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, e a Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica, em parceria com o Porto Iracema.

Sempre das 14h às 19h, as formações acontecem simultaneamente, de segunda-feira a sábado. A professora Hebe Alves ministrará “O ator no processo criativo teatral”, curso composto de aulas de práticas cênicas e exposição teórica. Na formação, o objetivo é desenvolver uma estrutura cênica por intermédio da Improvisação Teatral, utilizando-se de procedimentos similares à produção de uma HQ (história em quadrinho). Os alunos vão ser estimulados a criar personagens a partir de textos, estudar os princípios da Atuação Cênica e produzir cenas. O número de vagas ofertadas será de acordo com a lotação do espaço. Confira a ementa AQUI.

As inscrições são presenciais, mas é preciso fazer uma reserva de vagas no link: http://bit.ly/3bl6mny

Já o curso “Dramaturgia em processos criativos teatrais”, com Cleise Mendes, conta com 30 vagas e é voltado para um público acima de 16 anos. A formação envolve análise e interpretação de textos dramáticos e dos procedimentos particulares de sua elaboração, sob a ótica de sua transposição cênica. O objetivo é levar os alunos a identificar elementos, funções e relações que constroem a forma dramática, com ênfase na sintaxe das ações, além de fornecer subsídios técnico-teóricos à compreensão do texto dramático como componente da encenação. Confira a ementa AQUI.

As inscrições são presenciais, mas é preciso fazer uma reserva de vagas no link: http://bit.ly/2SvynA4

Sobre as professoras
Hebe Alves

hebe alves
Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. Doutora em Artes Cênicas pela UFBA (2008) – Doutorado-Sanduíche na Universidade Nanterre – França. Prêmio Braskem de Teatro Homenagem Especial (2008); Special Prize for Innovation and creativity, no VIII International Student Theatre Festival em Minsk, Bielorússia, Belaurus (2011). Integrou o corpo de Analistas e oficineiros do Festival CÉU – Cena Universitária de Brasília.

Cleise Mendes

cleise mendes
Cleise Furtado Mendes é dramaturga, com dezenas de peças já encenadas. Obteve prêmios de Melhor Autor por A Terceira Margem (1981), Castro Alves (1994) e Joana d’Arc (2010). Publicou poemas em Ágora – Praça do tempo (1979) e O Cruel Aprendiz (2009) e contos em A Terceira Manhã (Imago, 2003). Como teórica e ensaísta, publicou, dentre outros, A gargalhada de Ulisses: a catarse na comédia (Indicado ao Prêmio Jabuti em 2010)). É professora do PPGAC-UFBA e membro da Academia de Letras da Bahia.

Sobre o Programa

Com o objetivo de contribuir com a democratização e a descentralização do processo formativo das artes cênicas do Ceará, de nível avançado, levando às Macrorregiões do Vale do Jaguaribe (Russas), do Vale do Acaraú (Sobral) e à Macrorregião Metropolitana (Fortaleza) uma programação de grande importância para as Artes Cênicas, o Programa possibilitará um fluxo formativo das artes cênicas entre as macrorregiões culturais do Ceará, realizando o intercâmbio de saberes e fazeres entre profissionais, artistas, professores, pesquisadores das artes cênicas cearenses com participantes brasileiros (Acre, Ceará, Bahia e Rio Grande do Norte) e de outros Países (Itália, França, Venezuela, Chile, Argentina).

Os processos pedagógico e criativo do Programa estarão reunidos de forma imbricada, por considerar os saberes e fazeres sem hierarquia, sem hegemonias, sem dicotomias. Constitui-se de 12 cursos avançados de 60h/aula cada, distribuídos em três macrorregiões, com 60(sessenta) vagas, totalizando 720 beneficiados diretos; quatro residências criativas em Artes Cênicas, de 120h/a cada, distribuídos em três macrorregiões, com 60 vagas cada, totalizando 240 beneficiados diretos; quatro experimentos cênicos em Artes Cênicas, de 120 h/a cada, distribuídos em três macrorregiões, com 60 vagas cada, totalizando 240 alcançados diretamente.

  • Corpo docente
    Os professores criadores são convidados de Universidades, Institutos, Laboratórios e afins das Artes Cênicas do Brasil, da Europa e América Latina. Abordará as Artes Cênicas no seu sentido amplo, ao juntar teatro, dança, música, circo, ópera, tecnologias da cena.

 

  • Apoio Institucional 

Instituto de Estudos de Teatro da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III (França), Laboratório Teatral Permanente Teatro Studio Attrice/Non (Itália), Teatro La Bacante (Chile), Teatro Acción (Argentina), Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Acre – UFAC, Centro de Teatro e Canto de Palermo (Itália), Prefeitura Municipal de Russas/ Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte, Prefeitura Municipal de Sobral/ Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer/ Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, Prefeitura de Fortaleza/ Secretaria da Cultura/ Teatro São José e Instituto Dragão do Mar/ Porto Iracema das Artes.

O investimento para o Programa de Formação em Artes Cênicas em Macrorregiões Culturais do Ceará é fruto de Emenda Parlamentar/2013, do então Senador Inácio Arruda, por meio da Funarte – Fundação Nacional das Artes, da Secretaria da Cultura do estado do Ceará.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Curso “O ator no processo criativo teatral” – Programa de Formação em Artes Cênicas em Macrorregiões do Ceará
Com Hebe Alves (UFBA)
Quando: 10 a 15 de fevereiro, das 14h às 19h
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO
As inscrições são presenciais, mas é preciso fazer uma reserva de vagas no link: http://bit.ly/3bl6mny

O quê: Curso “Dramaturgia em processos criativos teatrais” – Programa de Formação em Artes Cênicas em Macrorregiões do Ceará
Com Cleise Mendes (UFBA)
Quando: 10 a 15 de fevereiro, das 14h às 19h
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO
30 Vagas
As inscrições são presenciais, mas é preciso fazer uma reserva de vagas no link: http://bit.ly/2SvynA4