Porto Iracema das Artes recebe ciclo de aulas abertas “Apreciação Cênica”

Primeira aula será no dia 22 de março, das 14h às 17h, no Auditório da Escola. A formação será ministrada pela professora do curso de Teatro da UFC, Carolina Vieira

O Porto Iracema das Artes recebe, no dia 22 de março, das 14h às 17h, a primeira edição do ciclo de aulas abertas “Apreciação Cênica”, que integra disciplina do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em parceria com o Curso Básico de Artes Cênicas do Porto, as aulas acontecerão na Escola e algumas serão abertas ao público em geral. Ministradas pela professora Carolina Vieira, o acesso à aula inaugural é gratuito e aberto aos interessados.

Os encontros têm como proposta discutir o espetáculo teatral enquanto obra de arte autônoma e a encenação como geradora de sentidos articuladora de aspectos estéticos, técnicos, políticos, filosóficos, históricos e éticos. No primeiro encontro, a formação fará introdução à arte teatral, destacando elementos do espetáculo, e discutirá sobre as funções poéticas e técnicas dos artistas em cena.

As outras edições do ciclo de aulas abertas “Apreciação Cênica” acontecerão nos meses de abril e maio, no Auditório do Porto.

Confira cronograma e tema dos encontros:

05/04 – Aspectos teóricos da cena teatral; o espetáculo teatral enquanto sistema sígnico gerador de sentido;

03/05 – Aspectos históricos da cena teatral, com ênfase nas poéticas do século XX;

17/05 – Aspectos filosóficos da cena teatral; o teatro como acontecimento convival; a experiência do espectador.

Sobre a professora

Carolina Vieira é diretora teatral e professora-adjunta do Curso de Teatro da Universidade Federal do Ceará, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFC, mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC/UFBA). Carolina também é coordenadora de área PIBID-Teatro (UFC) em duas gestões e coordenadora do Projeto de pesquisa “Ensino e aprendizagem em direção teatral”, e do Projeto de extensão “Ateliê do Iprede – experiência e educação estética no terceiro setor”.

Serviço

O que: 1º encontro do ciclo de aulas abertas “Apreciação Cênica”

Quando: 22 de março, das 14h às 17h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em: 15/03/2019