Porto Iracema das Artes realiza sessão especial do Cena Cineclube em alusão ao Mês da Consciência Negra

Frame do filme Peripatético.

Ao todo, cinco curtas-metragens integram a mostra, que serão exibidos no dia 7 de novembro, no CENA 15

A Escola Porto Iracema das Artes realiza, no dia 7 de novembro, a sessão especial “Cinema Negro Brasileiro Contemporâneo”, com a exibição de curtas-metragens premiados de realizadores negros brasileiros, a partir das 18h30min, no Centro de Narrativas Audiovisuais da Escola, CENA 15. A exibição de filmes integra programação em alusão ao Mês da Consciência Negra, marcada pelo Dia Mundial da Consciência Negra, em 20 de novembro. O acesso é gratuito e aberto ao público.

Ao todo, serão exibidos cinco curtas-metragens que já circularam nos principais festivais de cinema do Brasil e do mundo, alguns deles nunca exibidos em Fortaleza. Na programação, estão os curtas: Menino Pássaro, de Diogo Leite (2018); Nada (2018), de Gabriel Martins; Cartuchos de Super Nintendo em Anéis de Saturno, de Leon Reis (2018); Ilhas de Calor (2019), de Ulisses Arthur; e Peripatético (2017), de Jéssica Queiroz.

Após a sessão, haverá debate com a roteirista pernambucana Cíntia Lima, que também é artista visual, atriz e cineasta pernambucana. Também é diretora de arte e curadora do Festival Internacional de Cinema de Realizadoras do Recife (Fincar). Atualmente, desenvolve um roteiro de longa-metragem de ficção no Laboratório de Cinema do Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes (CENA 15).

Confira abaixo as sinopses dos filmes:

Menino Pássaro (Dir. Diogo Leite, 15 min)

Gabriel se instala ao lado de uma árvore em um bairro nobre da cidade de São Paulo. Clarisse acompanha atônita e inerte o tratamento dado a Gabriel, ao mesmo tempo em que leva uma vida estagnada e dependente da mãe.

Nada (Dir. Gabriel Martins, 28 min)

Frame do filme Nada.

Bia acaba de fazer 18 anos. O final do ano se aproxima e com ele, o ENEM. A escola e os pais de Bia estão pressionando para que ela decida em qual curso vai se inscrever. Bia não quer fazer nada.

Cartuchos de Nintendo em Anéis de Saturno (Dir. Leon Reis, 19 min)

Diante da dor, solidão e desespero, um homem negro assopra um cartucho de super nintendo em uma encruzilhada.

Ilhas de Calor (Dir. Ulisses Arthur, 20 min)

O amor explodiu dentro de uma das Torres Gêmeas e agora voa no ar como poeira. Procurar por ele é o mesmo que procurar piolho em cabeça de cobra ou cabelo em casca de ovo.

Peripatético (Dir. Jéssica Queiroz, 15 min)

Simone, Thiana e Michel são três jovens moradores da periferia de São Paulo. Simone está a procura do seu primeiro emprego, Thiana tenta passar no concorrido vestibular de Medicina e Michel ainda não sabe o que fazer. Em meio às demandas do início da fase adulta, um acontecimento histórico em maio de 2006 em São Paulo muda o rumo de suas vidas para sempre.

Sobre a debatedora 

Cíntia Lima é artista visual, atriz e cineasta pernambucana. Atua como roteirista, diretora de arte e curadora do Festival Internacional de Cinema de Realizadoras do Recife (Fincar). Atualmente, está desenvolvendo um roteiro de longa de ficção no Laboratório de Cinema do Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes (CENA 15), um roteiro de documentário pelo Funcultura e a pré-produção de seu curta Aprendendo a Nadar. Integra a Diretoria Colegiada da ABD/APECI (Associação Brasileira de Documentaristas Curta-metragistas/Associação Pernambucana de Cineastas) desde 2018.

Sobre o Cena Cineclube

Espaço de exibição pública e gratuita de filmes promovido às terças-feiras pelo CENA 15 – Centro de Narrativas Audiovisuais da Escola Porto Iracema das Artes, localizado na Praia de Iracema. Tem como proposta estimular a formação de público e de repertório por meio do encontro de fazedores e pensadores do cinema, convidados a programar as sessões, com o público mais amplo da cidade que se interessa pelo debate dos diversos cinemas do mundo.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Cena Cineclube exibe sessão especial em alusão ao Mês da Consciência Negra
Quando: 7 de novembro, a partir das 18h30
Onde: CENA 15 – Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 04/11/2019