Escola de Formação e Criação do Ceará

inferninho_capa-site

Porto Iracema das Artes realiza sessão comentada do filme “Inferninho”

inferninho still 04

“Anatomia do Filme: sessão comentada de Inferninho” terá a participação dos diretores e de parte do elenco. Exibição acontecerá na próxima sexta-feira, 23 de agosto

O longa “Inferninho”, realizado por Guto Parente e Pedro Diógenes com parte do roteiro desenvolvido durante a primeira edição do Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes, em 2013, retorna à Escola para uma exibição especial. A sessão “Anatomia do Filme: sessão comentada de Inferninho” acontecerá no Pátio do Porto Iracema na próxima sexta-feira, dia 23, às 19h, e terá a participação dos diretores, da atriz Tatiana Amorim e dos atores Rafael Martins e Rogério Mesquita, que integram o elenco.

O filme estreou mundialmente neste ano e foi exibido em diversos festivais, sendo o grande vencedor da 11ª edição da Janela Internacional de Cinema do Recife, com os prêmios de Melhor Filme e Melhor Imagem, do Júri Oficial, e de Melhor Filme, do Júri da Crítica. O curador do Cinema do Dragão, Pedro Azevedo, fará a a mediação da atividade do Centro de Narrativas Audiovisuais da Escola, o CENA 15.

O longa “Inferninho” nasceu em 2013, quando o grupo Bagaceira de Teatro fez um convite à produtora Alumbramento Filmes para a realização de um projeto em conjunto. À época, a proposta – que nasceu como peça teatral – se transformou em uma série de TV dividida em quatro episódios e, por fim, virou um longa-metragem. Parte do roteiro foi desenvolvido na primeira edição do Laboratório de Cinema do Porto, que iniciava as atividades naquele ano. O filme foi viabilizado com recursos do Edital de Cinema da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, que contou com aporte da Ancine/FSA através dos arranjos regionais.

História

O filme é ambientado todo dentro de um bar, sendo uma tragicomédia inspirada nos melodramas das pessoas que não se enquadram nos padrões da sociedade. Na trama, Deusimar (Yuri Yamamoto) é a dona do bar Inferninho. Ela sonha em ir embora para um lugar distante, até conhecer Jarbas (Démick Lopes), um marinheiro que acaba de chegar e que quer fincar raízes. A história de amor dos dois muda completamente o cotidiano do bar e dos seus funcionários: Luizianne (Samya de Lavor), a cantora; Coelho (Rafael Martins), o garçom; e Caixa-Preta (Tatiana Amorim), a faxineira.

Sobre os diretores

Guto Parente e Pedro Diógenes trabalham juntos desde o início de suas carreiras. Inferninho é o quarto longa-metragem que eles dirigem juntos, mas o primeiro como dupla, já que os outros três foram dirigidos também por Luiz e Ricardo Pretti, em uma formação de quarteto – Estrada para Ythaca (2010), Os Monstros (2011) e No Lugar Errado (2011). Guto dirigiu sozinho ou em outras parcerias de direção os filmes Doce Amianto (2013), A Misteriosa Morte de Pérola (2014), e O Estranho Caso de Ezequiel (2016) e O Clube dos Canibais (2018); e Pedro os filmes Com os Punhos Cerrados (2014) e O Último Trago (2016). Seus filmes foram exibidos em importantes festivais de cinema como Locarno, Roterdã, AFI, FidMarseille, Viennale, entre outros.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, completa seis anos em 2019, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

De 2013 a 2019, no Programa de Formação Básica, a Escola realizou mais de 10 mil matrículas em 540 percursos formativos, com 21.255 horas-aula. Foram formadas quatro turmas dos Cursos Técnicos de Dança e de Computação Gráfica nesse período. Ao longo das sete edições dos Laboratórios de Criação, 413 artistas passaram pelos Labs e 128 projetos já foram desenvolvidos. Mais de 50 mil pessoas foram alcançadas diretamente pelas formações e eventos dos Cursos Básicos, Técnicos e nos Laboratórios de Criação.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes realiza “Anatomia do Filme: sessão comentada de Inferninho”, com Guto Parente, Pedro Diógenes, Tatiana Amorim, Rafael Martins e Rogério Mesquita, mediação de Pedro Azevedo
Quando: Sexta-feira, 23 de agosto, às 19h
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 16/08/2019