Porto Iracema das Artes realiza aula aberta “Umbanda e Cultura Brasileira”

Foto: Jean dos Anjos

O antropólogo Ismael Pordeus Jr. é o convidado da aula que abre o curso “A história da Umbanda no Ceará”, que será ministrada de 9 a 13 de setembro por Jean dos Anjos

Na próxima segunda-feira, dia 09, o curso “A história da Umbanda no Ceará” começará com uma aula aberta, no auditório do Porto Iracema das Artes. A formação será ministrada pelo Prof. Dr. Ismael Pordeus Jr e pelo antropólogo, artista e pesquisador Jean dos Anjos, aluno da Temporada Formativa do Laboratório de Artes Visuais 2019.

Com o tema “Umbanda e Cultura Brasileira”, a aula acontecerá de 18h30min às 21h. O acesso é gratuito, aberto a todos os interessados.

Sobre Prof. Dr. Ismael Pordeus Jr.
Possui graduação em Ciências Sociais e Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Sociologie de la Conaissence – Universite de Tours (Universite Francois Rabelais) (1980), doutorado em Sociologia e Ciências Sociais Etnologia – Universite Lumière Lyon 2 (1988). e Pós-Doutorado em Antropologia – Université Lumière Lyon2 (1998). Foi pesquisador visitante sênior no Instituto de Ciências Sociais – Universidade de Lisboa (2005-2006). Atuou como professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia das Religiões, atuando principalmente nos seguintes temas: religiões afro-brasileiras, umbanda, memória, vocalidade, cultura tradicional, transnacionalidade religiosa. É autor dos livros Umbanda: Ceará em transe (Museu do Ceará, 2006) e Festa de Iemanjá (Expressão gráfica, 2011), entre outros.

Serviço
O quê: Aula aberta “Umbanda e Cultura Brasileira”, com Prof. Dr. Ismael Pordeus Jr. e Jean dos Anjos 
Quando: Segunda-feira, dia 09, de 18h30min às 21h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito