Porto Iracema das Artes realiza ações de mobilização para seleção dos Laboratórios de Criação 2018

Em Fortaleza, haverá leitura aberta do regulamento na próxima terça-feira, dia 06. O prazo para envio de projetos é até o dia 16 de março

O período de inscrições para o processo seletivo dos Laboratórios de Criação 2018 do Porto Iracema das Artes chega à reta final. A fim de esclarecer dúvidas sobre a seleção, estão sendo realizadas diversas ações de mobilização dos artistas, e a próxima delas será uma leitura aberta do regulamento, na próxima terça-feira, dia 06 de março, no auditório da escola, a partir das 18 horas.

Desde o começo do processo, os proponentes também podem entrar em contato com as coordenações via e-mail para fazer consultas individuais em regime de agendamento. Além disso, os coordenadores e produtores de cada laboratório estão percorrendo espaços e instituições de Fortaleza e do interior para conversar com os possíveis interessados. Em Sobral, o regulamento do processo seletivo será debatido com os artistas no próximo dia 05 de março, às 19 horas, na Casa da Cultura, numa parceria com a Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA).

Os interessados em desenvolver projetos artísticos nas áreas de Cinema, Artes Visuais, Música, Dança e Teatro têm pouco mais de 15 dias para enviar sua proposta na aba INSCRIÇÕES do site. O processo seletivo é composto por três etapas e o resultado final será divulgado no dia 25 de maio.

Visitas

As visitas de apresentação do processo seletivo também fazem parte do plano de mobilização e passará por diversas instituições e coletivos artísticos em Fortaleza. O curso de licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC) recebeu a primeira visita. O coordenador do Laboratório de Teatro, Andrei Bessa, acompanhado da produtora, Samya De Lavor, estiveram no campus do Pici na noite desta terça-feira, 27. Eles também devem ir ao curso de teatro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), no dia 12, às 19 horas.

A coordenadora do Laboratório de Música, Mona Gadelha, também começou a percorrer os Cucas para falar sobre o processo seletivo da edição deste ano. Também na última terça-feira, 27, ela conversou com os jovens do Cuca Mondubim.  As próximas visitas de Mona serão na próxima quarta-feira, 7,  à Universidade Estadual do Ceará (UECE), a partir das 9h30min, e ao meio-dia ao Curso de Música da UFC.

O curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor) deve receber a coordenadora do Laboratório de Cinema do Porto, Lis Paim, na próxima segunfa-feira, dia 5, às15h30min. Os alunos terão a chance de conhecer as regras específicas para inscrição de projetos de roteiro.

Na quarta-feira, dia 7, será a vez do coordenador do Laboratório de Artes Visuais, Bitu Cassundé, se reunir com os alunos do IFCE. O encontro será às 11h. À tarde, a partir das 15h, Cláudia Pires, coordenadora do Laboratório de Dança, fará um bate-papo com os alunos do curso de Dança da Universidade Federal do Ceará.

Corujão

E como já é tradição, o Corujão de tira-dúvidas acontecerá de 12 a 14 de março, das 14h às 21h, na sala A5 do Porto. O “Corujão dos Laboratórios” terá formato de plantão de atendimento, com as equipes de coordenação de cada linguagem à disposição do público interessado em inscrever projeto nesta sexta edição dos Laboratórios. Os atendimentos serão por ordem de chegada.

Agendamentos

O artista que deseja desenvolver o seu projeto em uma das cinco linguagens artísticas trabalhadas na Escola poderá entrar em contato por e-mail ou telefone com cada coordenação da área de interesse para marcar uma orientação individual. A reunião acontecerá na escola, no dia e horário combinados. Confira abaixo os e-mails e telefones de cada coordenação:

Laboratório de Artes Visuais : laboratorioartesvisuais@gmail.com // (85) 981617900 e 85 999657409

Laboratório de Cinema : cena15.audiovisual@gmail.com // + 55 (85) 982084597

Laboratório de Dança : laboratoriodanca@gmail.com // (85) 9 81615132

Laboratório de Música :labmusicaporto@gmail.com // (85) 9 8970-8614

Laboratório de Teatro : labteatroporto@gmail.com // (85) 98970-6959

SOBRE A ESCOLA

O Porto Iracema das Artes é uma escola de criação e formação em artes do Governo do Estado do Ceará/ Secretaria da Cultura, sob a gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de cursos básicos e técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO:

O que: Leitura aberta do regulamento Laboratórios de Criação 2018

Quando: Dia 6 de março, às 18h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO