Escola de Formação e Criação do Ceará

Arte-Circense-no-Porto_capa-site

Porto Iracema das Artes oferta três oficinas de arte circense

arte circense no porto capa site

As formações acontecem nos dias 13 a 15 de dezembro e as inscrições são por ordem de chegada.

Este mês acontece a 5ª Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI) e, para rechear ainda mais a programação, o Laboratório de Dança oferece três oficinas formativas em circo. Sem necessidade de inscrição prévia, os cursos são “Corpo e Risco: o circo na cena contemporânea”, com Samara Garcia; “Oficina palhaçaria e comicidade”, com Samia Bittencourt e “O risco que vem”, que será ministrada por Eric Vinicius. As formações, gratuitas, acontecem do dia 13 a 15 de dezembro, nos períodos manhã e noite, nas salas de teatro e A5 da escola. Para participar, não é necessário ter experiência. O público-alvo são artistas de circo, dança e teatro e o público em geral interessado nas formações.

AS OFICINAS
A oficina Corpo e Risco: o circo na cena contemporânea, facilitada por Samara Garcia, traz um debate em torno da investigação dos processos criativos com a linguagem circense por meio do contexto contemporâneo, uma discussão levantada e apresentada na dissertação de mestrado da pesquisadora e artista circense. A artista parte de uma abordagem genealógica do circo para analisar como se constrói o saber circense, quais seus pontos de ruptura de transformação, assim como, em sua pesquisa apresenta o pensamento de uma dramaturgia do corpo, pautada pela estética do risco, elemento fundante da técnica circense. A formação acontece na quarta-feira (13), das 19h às 20h30, na sala A5.

Já a oficina Palhaçaria e comicidade tem a intenção de criar uma vivência por meio do universo da palhaçaria. A formação pretende trabalhar a partir da pesquisa da artista Sâmia Bittecourt (palhaça nada), que há 20 anos vem desenvolvendo a comicidade aliada a um pensamento crítico sobre o riso e seus desdobramentos. A atividade será na quinta-feira (14), de 9h às 12h, na sala de teatro.

Em “O risco que vem” Eric Vinícius aborda, entre colchões, cordas, mosquetões, ferragem e aparelhos, o cotidiano dissecado, traz uma nota sobre a criação nas artes do circo e a reinvenção de espaços. Nesta formação, não se pretende apenas planejar o futuro, mas também problematizar as concepções artísticas acerca da arte do risco. Arte ou esporte? O que pode estar contido nesta fronteira? A partir de um apanhado de espaços de residências artísticas destinados às artes do circo, o curso tem o intuito de voltar para o pensamento em relação ao treino e a criação. A oficina acontece na sexta-feira (15), das 19h às 20h30, na sala A5.

SOBRE OS FACILITADORES

Samara Garcia é produtora cultural, atriz circense e pesquisadora. Mestranda em Artes pelo PPGArtes/UFC. Como produtora cultural elabora, articula e produz projetos nas áreas da educação, arte e cultura desde 2008. Atualmente produtora da primeira edição do projeto de formação da Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante, patrocinado pela Endesa através do VII Edital Mecenas do Ceará. Coordenadora de produção e idealizadora do Projeto Piano em Cena realizado em novembro de 2015 no CCBNB Fortaleza, através do patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil. Produtora Local da exposição Multi-Web-Mídia: Terreiro de Fronteiras”, realizada no mês de agosto de 2015 no Centro Cultural Dragão do Mar. Foi durante o ano de 2014 e 2015 produtora do CCBNB-Fortaleza no programa de Artes Cênicas e também produzindo projetos de outras regiões que passaram pelo espaço, como o Festival Dança em Trânsito- RJ (2014) e a circulação do projeto “Lá Vem História” – MG (2015). Em 2012 fez a assistência de coordenação do Programa Tradição Cultural também no CCBNB de Fortaleza. Elaborou projetos e articulou ações junto ao Instituto Caixeiro Viajante de Leitura entre os anos de 2013 e 2014. Com a Cia. CLE (Circo Lúdico Experimental), onde atua como atriz circense e também produtora, já geriu e executou diversos projetos de pesquisa, montagem e circulação. Integra permanentemente o projeto Co Laboratorio em Artes Circenses como professora do módulo de composição e dramaturgias do circo.

Sâmia Bitencourt  é atriz, bailarina e palhaça, graduada pelo curso superior em artes cênicas do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará – Cefet (atual IFCE). Com 19 anos de experiência em cena, já atuou em mais de 20 espetáculos. Tornou-se responsável pelo trabalho corporal da Companhia de Brincantes Boca Rica (1995), com direção de Oswald Barroso, por oito anos. É intérprete-criadora na Companhia da Arte Andanças, dirigida por Andréa Bardawil. A partir de sua veia cômica, já ganhou quatro prêmios com sua palhaça Nada, no espetáculo “Nada, Nenhum e Ninguém” (1997). Em 2000, estudou na Escola Nacional de Circo. Atualmente dirige a Cia. Cle – Circo Lúdico Experimental, com pesquisa na arte circense e no teatro físico. Integra o corpo docente do projeto Co Laboratório em Artes Circenses como professora permanente de Palhaçaria e Comicidade.

Eric Vinicius é ator e circense, iniciou suas atividades em acrobacia de solo e teatro com o diretor mineiro Umberto Tavares em 1997. Em 2005 fez parte da trupe da Vaga Praça, projeto coletivo de Teatro/Circo itinerante que percorreu várias cidades do sul do Brasil e países da América do Sul, desenvolvendo atividades culturais entre apresentações artísticas, oficinas e performances. Em 2007 residiu em Santiago de Chile onde participou do AKI-“Centro de investigacion escenica de Santiago de Chile” como aluno de trapézio fixo e acrobacia em grupo. Em 2010 e 2011 participa do curso de especialização em artes circenses na modalidade parada de mãos da Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro e da oficina de criação e Dramaturgia em aparelhos aéreos junto ao Teatro De Anônimo. Em 2013 foi selecionado com o trabalho Desistência Poética do Grupo Fuzuê para a residência, Circus Next-Jeune Talents Du Cirque em Paris que foi realizado na escola Anie Fratellinie. No mesmo ano participa da residência “Cuerpo Pensante” na Escola internacional de Teatro Físico de Barcelona-MOVEO, realizou estágios de aperfeiçoamento técnico na modalidade de mão a mão e porteur acrobático na Central del Cirk com a Cia. Balusca também em Barcelona. Participa do repertório de espetáculos do grupo Fuzuê (Fortaleza-CE) como intérprete e diretor artístico tendo circulado com o espetáculo Palafita pelo Palco Giratório do Sesc por 23 estados e 34 cidades brasileiras e do espetáculo A Corda! Da CIA. La Scabreuse (Paris-França), participando de importantes festivais de circo como o Festival Internacional Polo Circo de Buenos Aires, Festival Internacional Circos no Sesc Pompéia em São Paulo. Faz parte do projeto Co-Laboratorio em Artes Circenses como diretor artístico e professor de acrobacia de solo.

SERVIÇO
O que: Oficinas formativas em Circo
Quando e onde: De 13 a 15 de dezembro, no Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Corpo e Risco: o circo na cena contemporânea (13/12) – das 19h às 20h30min – sala A5
Palhaçaria e comicidade (14/12) – Das 9h às 12h – sala de teatro
O risco que vem (15/12) – Das 19h às 20h30min – sala A5
Inscrições: Por ordem de chegada.
GRATUITO