Porto Iracema das Artes oferta oficina com roteirista Camila Agustini

Oficina “Cena e Sequência” tem o objetivo de facilitar a criação de roteiros cinematográficos

O Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) do Porto Iracema das Artes realiza, durante os dias 16 a 20 de outubro, a oficina “Cena e Sequência”, com a roteirista Camila Agustini. A formação faz parte das atividades do Laboratório de Cinema e Audiovisual do Porto e ocorrerá das 14h às 18h, no estúdio de audiovisual da escola. A atividade será aberta a todos os interessados, sem seleção antecipada dos alunos. As inscrições serão feitas por ordem de chegada, no primeiro dia de aula (próxima segunda-feira), a partir das 13h, e são sujeitas ao preenchimento das 20 vagas disponíveis.

A partir da compreensão das estruturas narrativas, a oficina vai oferecer aos participantes ferramentas que os ajudem a passar da escaleta à escritura de cenas e sequências na elaboração do roteiro audiovisual. Dosagem e exposição da informação, focalização e narração por diálogo e por ações são alguns dos temas a serem debatidos. O curso pretende, também, provocar o desenvolvimento de habilidades de escrita a partir de exercícios práticos a serem desenvolvidos na sala de aula, assim como estimular o ponto de vista crítico dos participantes por meio da análise de trechos de filmes.

Acesse AQUI o programa da oficina

Camila Agustini é roteirista e script doctor formada pela EICTV (Cuba) com passagem pela Concordia University (Canadá). Foi selecionada para participar de duas edições do Talent Campus promovido pela Berlinale: um no Festival de Guadalajara e outro no de Buenos Aires. Participou também do Docs Accelerator, programa do Festival HotDocs (Toronto) e do Taller para Dirección de Actores Naturales com Abbas Kiarostami durante o Festival Ibaff, em Múrcia (Espanha). É roteirista da série As Aventuras do Senhor Gonçalo (TV Escola, indicada aos Prêmios TAL TV e Festival Internacional de Televisão). Atuou no desenvolvimento de diversos projetos transmídia da TV Globo, onde também foi analista de projetos de filmes e séries e colaborou como pesquisadora no desenvolvimento da série Felizes para Sempre e da novela Malhação – Casa Cheia. Foi roteirista do núcleo criativo da Asacine, onde desenvolveu junto ao roteirista espanhol Ángel Lara, o projeto de série A Jaula. Colaborou com Antonia Pellegrino no roteiro do longa Terra (working title), a ser dirigido por Marianna Brennand, e escreveu o roteiro do longa Tarde Demais (working title), a ser dirigido por Tomás Portella. Atualmente desenvolve uma série de projetos com o diretor Karim Ainouz, com quem colabora desde 2014. Como script doctor já deu consultoria para projetos no Brasil e no exterior. É membro do Conselho Consultivo da ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas) e produtora associada ao FRAPA (Festival de Roteiro de Porto Alegre).

Serviço:
O que: Oficina “Cena e Sequência”, com Camila Agustini
Quando: De 16 a 20 de outubro, das 14h às 18 horas
Onde: Estúdio de Audiovisual – Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Carga horária: 20h
Inscrições por ordem de chegada, a partir das 13h do primeiro dia de aula (16 de outubro), sujeitas ao preenchimento de 20 vagas.