Porto Iracema das Artes oferta 130 vagas para cursos de formação básica nas áreas de artes visuais, artes cênicas e audiovisual 

Foto: Natanael Freires
A escola Porto Iracema das Artes, em comemoração ao seu quarto ano de atuação no cenário de formação artística e cultural do Ceará, oferta quatro cursos de formação básica com um total de 130 vagas, nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual.
No campo das artes cênicas, está sendo ofertada a oficina “O Ator Performer”, ministrada por Ângela Soares, de 21 de agosto a 25 de setembro, sempre das 14h às 17h. A formação tem como objetivo colocar em discussão e experimentação o ator e seu corpo em performance.
Em artes visuais, o Mestre Júlio dos Santos realiza a oficina “Fotopintura Digital Contemporânea”, que atualiza o conceito de fotopintura para a cultura digital, trazendo referências e elementos para compor imagens que dialoguem com a cena urbana contemporânea. A formação vai até o mês de novembro e será composta por quatro módulos envolvendo temas como restauração fotográfica, iluminação, colorização, retratos e autorretratos.
Além da oficina, o Curso Básico de Artes Visuais lança o programa “Criadores em Cena: Estação Utópica – O Caminho da Imagem Sonora”, que se destina a artistas de qualquer linguagem com interesse na criação a partir da discussão sobre arte e resistência no mundo contemporâneo. O programa terá como facilitadora a artista visual Waléria Américo.
Já no audiovisual, Philippe Dubois volta ao Porto nos dias 23, 24 e 25 de agosto, para ministrar o curso “Estética das Formas Fílmicas 3: “História do Som no Cinema”. O curso aborda as questões relacionadas ao “som” no cinema, tais como: o chamado cinema “mudo”, técnicas de som que se sucederam na história do cinema, trilha sonora etc.
As inscrições são gratuitas. Os interessados devem preencher o formulário abaixo e aguardar o resultado no site da escola. Os cursos serão realizados durante os meses de agosto e setembro, exceto o percurso de fotopintura digital contemporânea, que segue até o mês de novembro. Confira abaixo os percursos, suas ementas e o facilitador de cada módulo.

ARTES CÊNICAS 

Inscrições de 1 a 13 de agosto
Seleção: 14 a 18 de agosto
Resultado no site: 18 de agosto

Oficina “O Ator Performer”, com Ângela Soares

A oficina põe em discussão e experimentação o ator e seu corpo em performance, a partir de aproximações e diferenciações entre o estado cênico e a linguagem teatral e o estado cênico e a linguagem da performance.

INSCRIÇÕES AQUI 

Carga horária: 15h/aula
Período: 21 a 25 de agosto de 2017
Horário: das 14h as 17h (segunda a sexta-feira)
Pré-requisitos:
– Idade mínima de 18 anos
– Ensino Médio completo
– Experiência comprovada em artes cênicas
Número de vagas: 20

Ângela Soares é formada em Artes Cênicas (IFCE) e História (UECE), especialista em Metodologias do Ensino de Artes (UECE) e em Teorias da Comunicação e da Imagem (UFC). No mestrado em Comunicação (UFC) aprofundou sua pesquisa e atuação na área da performance como linguagem artística. Participou como atriz de alguns espetáculos locais como “Sonho de uma noite de verão” (direção de Sidney Souto), “Mulheres que matam galinhas” (direção de Murilo Ramos), dentre outros.


ARTES VISUAIS 

Inscrições: de 1 a 6 de agosto de 2017
Seleção: 7 a 10 de agosto de 2017
Resultado no site: 11 de agosto de 2017

Criadores em Cena: “Estação Utópica – O Caminho da Imagem Sonora”, com Waléria Américo

Espaço de trocas artísticas, com diálogo transversal e sem fronteira de linguagem, criado para pensar o que podemos fazer juntos, além de outras formas de trabalho colaborativo. Os encontros abertos na Estação Utópica serão situações performativas em que os desdobramentos seguem para uma plataforma virtual, tendo a utopia como impulso para refletir a resistência da arte na atual configuração de mundo. O processo funcionará desde a experimentação das proposições à produção de imagens e objetos livres.

INSCRIÇÕES AQUI

Carga horária: 60h/aula
Período: 15 de agosto a 21 de setembro de 2017
Horário: das 18h às 21h (terça a quinta-feira)
Pré-requisitos:
– Idade mínima de 18 anos
– Artistas de qualquer linguagem
Obs.: O programa se destina a artistas de qualquer linguagem com interesse na criação a partir da discussão sobre arte e resistência no mundo contemporâneo
Número de vagas: 20

Waléria Américo é graduada em Artes Visuais (FGF), especialista em Audiovisual e Mídias Eletrônicas (UFC) e mestre em Arte Multimedia – Performance & Instalação (Universidade de Lisboa). Seus trabalhos com vídeo, fotografia, instalação e performance investigam as relações de corporificação, trajetividade e co-presença entre singularidade, entorno, habitação e deslocamento.

Oficina “Fotopintura Digital Contemporânea”, com Mestre Júlio dos Santos

O percurso atualiza o conceito de fotopintura para a cultura digital, trazendo referências e elementos para compor imagens que dialoguem com a cena urbana contemporânea. Destaca as diferenças entre restauração, retoque e fotopintura; a história do retrato; a organização do espaço de trabalho; os tipos de arquivo de imagens; a indexação e a organização de arquivos de imagens; além de todas as ferramentas que envolvem a fotopintura digital, tendo o Photoshop como interface.

INSCRIÇÕES AQUI

Módulo 1 – 14/08 a 01/09 – Restauração Fotográfica e Retoque Digital
Módulo 2 – 04 a 22/09 – Iluminação e colorização para retratos digitais e fotopinturas
Módulo 3 – 25/09 a 13/10 – Retrato e autorretrato: captura de imagens e altruísmo
Módulo 4 – 16/10 a 03/11- Projeto experimental em Fotopintura Contemporânea

Carga horária: 120h/aula
Período: 14 de agosto a 13 de novembro de 2017
Horário: das 9h às 12h (segunda, quarta e sexta-feira)
Pré-requisitos:
– Idade mínima de 18 anos
– Ensino Médio completo
– Conhecimento básico de Photoshop
Número de vagas: 20

Mestre Julio dos Santos é considerado um dos maiores profissionais da fotopintura brasileira. Com vasto conhecimento químico e histórico da fotografia, seu trabalho é considerado um refinamento no conceito tradicional da técnica.


AUDIOVISUAL 

Curso “Estética e Formas Fílmicas 3: “História e Teorias do Som no Cinema”, com Philippe Dubois

Na área de audiovisual, foram ofertadas 70 vagas para a o curso “Estética e Formas Fílmicas 3: “História e Teorias do Som no Cinema”, que será ministrado por Philippe Dubois, nos dias 23, 24 e 25 de agosto. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link.